Alunos Online


Teoria da biogênese e o experimento de Redi

Por: Paula Louredo Moraes Francesco Redi foi um dos cientistas que tentaram provar a teoria da biogênese

Francesco Redi foi um dos cientistas que tentaram provar a teoria da biogênese

Antes de alguns cientistas comprovarem que um ser vivo surgia somente de outro ser vivo preexistente, muitas pessoas acreditavam que isso não pudesse acontecer e que os seres vivos como moscas, rãs, cobras etc. surgiam a partir da matéria bruta. Essa teoria ficou conhecida como Teoria da abiogênese, também chamada de Teoria da geração espontânea.

O fato de os seres vivos surgirem a partir da matéria bruta não convenceu alguns cientistas, que, a partir de experimentos, começaram a tentar provar que um ser vivo só nascia a partir de outro ser vivo da mesma espécie, teoria chamada de Teoria da biogênese. Um dos primeiros cientistas a realizar experimentos para comprovar essa teoria foi o médico italiano Francesco Redi.

Antes de começar seus experimentos, Redi observou algumas carnes em decomposição. Durante sua observação, ele viu que várias moscas sobrevoavam aquelas carnes e que alguns vermes apareciam nelas depois de algum tempo. Redi pensou então que os vermes que surgiram na carne não eram resultado de uma transformação da carne em decomposição, como todos acreditavam, mas sim descendentes das moscas que a sobrevoaram.

Para comprovar essa teoria, Redi colocou restos de matéria orgânica como carnes e peixes em frascos, tampando a boca de alguns com gaze, enquanto os outros ficaram abertos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em seu experimento, Redi tampou alguns frascos e deixou outros abertos para ver o resultado
Em seu experimento, Redi tampou alguns frascos e deixou outros abertos para ver o resultado

Após alguns dias, Redi observou que a matéria orgânica que estava dentro dos frascos cobertos com gaze estava intacta e sem nenhum indício de vermes. No entanto, vários vermes tinham surgido na matéria orgânica presente nos frascos sem gaze. Diante disso, Redi concluiu que, se os vermes realmente surgissem a partir da transformação da matéria orgânica em decomposição, todos os frascos deveriam ter apresentado vermes e não só os que estavam descobertos.

Dessa forma, Redi conseguiu comprovar que os vermes que surgiram na matéria orgânica em decomposição faziam parte do ciclo de vida das moscas e, portanto, não surgiram da transformação da matéria orgânica em decomposição.

Aprovite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto: