Alunos Online


Tipos de ovo e segmentação

A quantidade e a distribuição do vitelo no ovo podem determinar o tipo e a velocidade de uma segmentação.

 Sabemos que o desenvolvimento embrionário é composto por várias etapas, dentro das quais se insere a segmentação, também chamada de clivagem. Essa etapa compreende o período desde a primeira divisão do ovo até a formação da chamada blástula e gera diversas divisões celulares, que levarão ao aumento do número de células no zigoto.

A forma como essa divisão ocorrerá e sua velocidade estão intimamente relacionadas com o tipo de ovo em questão. Um ovo que apresenta uma pequena quantidade de vitelo terá uma divisão relativamente mais rápida que um ovo rico nessa substância nutritiva, por exemplo.

De maneira geral, podemos classificar os ovos em quatro tipos distintos:

- Ovo oligolécito ou isolécito: É um ovo com uma quantidade relativamente baixa de vitelo espalhado de maneira uniforme por todo o citoplasma. Encontrado em mamíferos, equinodermos e anfioxo.

- Ovo heterolécito ou mesolécito: É um ovo com quantidade maior de vitelo quando comparado ao oligolécito. Esse tipo se caracteriza por possuir um vitelo distribuído de forma desigual, sendo encontrada uma maior quantidade em um polo denominado de vegetativo. No outro polo, denominado de polo animal, há o núcleo. Esse tipo de ovo é encontrado em alguns peixes, anfíbios, moluscos, anelídeos e platelmintos.

- Ovo telolécito ou megalécito: São os ovos que apresentam maior quantidade de vitelo. A quantidade de substância nutritiva é tão alta que o núcleo fica restrito a uma pequena porção no polo animal, formando o chamado disco germinativo. É encontrado em aves, répteis e alguns peixes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Ovo centrolécito: Nesse tipo de ovo o vitelo concentra-se na região central. É o ovo típico dos artrópodes.

Como dito anteriormente, o tipo de ovo determinará o tipo de segmentação, que pode ser dividida em dois tipos distintos básicos: holoblástica e meroblástica.

A segmentação holoblástica é aquela em que as divisões ocorrem em todo o ovo e podemos dividi-la em igual e desigual. Os ovos oligolécitos possuem segmentação holoblástica igual, ou seja, a divisão ocorre em todo o ovo e as células formadas apresentam tamanho semelhante. Nos ovos heterolécitos ocorre segmentação holoblástica desigual, isso significa que apesar de ocorrer em todo o ovo, apresentam padrões diferentes de divisão, sendo que no polo animal ela acontece mais rápido e produz células menores. Isso se deve ao fato de a distribuição do vitelo ser desigual.

A segmentação meroblástica é aquela que ocorre apenas em algumas partes do ovo e podemos classificá-la em discoidal e superficial. Na segmentação meroblástica discoidal, as divisões ocorrem apenas no disco germinativo, sendo essa divisão comum no ovo telolécito. Nos ovos centrolécitos ocorre a segmentação meroblástica superficial, que se caracteriza pela divisão do núcleo na região central, com posterior migração para a periferia do ovo onde ocorre a formação das diversas células. 

A segmentação ocorre diferentemente em cada tipo de ovo

A segmentação ocorre diferentemente em cada tipo de ovo

Por: Vanessa Sardinha dos Santos