Tipos de reprodução

Por Mariana Araguaia
O encontro entre gametas caracteriza a reprodução sexuada.
PUBLICIDADE

Todos os seres vivos têm capacidade de reprodução, sendo tal aspecto essencial para a existência das espécies. Ela consiste na produção de descendentes a partir de um ou dois organismos, incluindo a transmissão de genes a esses novos indivíduos.

De forma geral, existem dois tipos de reprodução: a assexuada e a sexuada. A primeira dá origem a novos seres, idênticos morfologicamente e geneticamente àqueles que os originaram; e a segunda, por envolver a troca de material genético entre indivíduos, é uma das principais formas de se promover a variabilidade entre os organismos vivos, inclusive entre indivíduos de uma mesma espécie.

Existem seres vivos que se reproduzem tanto de uma forma quanto de outra; e também há processos reprodutivos mais peculiares, como a partenogênese, na qual são desenvolvidos novos indivíduos a partir do desenvolvimento de óvulos não fecundados.

Esta seção foi criada com o objetivo de fornecer informações sobre uma das características mais fantásticas dos seres vivos: a reprodução. Sem ela, não contaríamos com a biodiversidade incrível existente em nosso planeta. Na verdade, sem os processos reprodutivos, a vida não teria sido viabilizada.

Conheça nossas produções!

ARTIGOS DE "Tipos de reprodução"
Confira os artigos da seção Tipos de reprodução
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Divisão binária
Por que a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada?

..................................................

Tritongo
Você sabe identificar esse tipo de encontro vocálico?

..................................................