Alunos Online


Tipos de tecidos humanos

Os tecidos humanos podem ser classificados em quatro tipos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.

Denominamos de tecido várias células semelhantes que estão agrupadas e exercem uma atividade com a mesma finalidade. Em nosso corpo, podemos encontrar quatro tipos de tecidos básicos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Tecido epitelial

O tecido epitelial, também denominado de epitélio, é formado por células que se dispõem de maneira justaposta, ou seja, extremamente juntas. Em razão dessa característica, esse tecido apresenta pouca ou nenhuma matriz extracelular.

Os tecidos epiteliais podem ser classificados em tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular. Os tecidos epiteliais de revestimento podem ser classificados de acordo com o número de camadas em: uniestratificado ou simples (uma camada de células), pluriestratificado (com várias camadas de células) e pseudoestratificado (possui apenas uma camada de células, mas a disposição dela dá a falsa sensação de várias camadas). Esse tecido pode ainda ser classificado segundo o formato da célula em: pavimentoso, cúbico, colunar e de transição.

Os tecidos epiteliais glandulares formam as glândulas, as quais podem ser classificadas em três grandes grupos: endócrinas, exócrinas e mistas. As endócrinas são aquelas que eliminam sua secreção no sangue; as exócrinas liberam sua secreção dentro de cavidades do corpo ou fora dele; as mistas, por sua vez, são aquelas que apresentam porções endócrinas e exócrinas.

Tecido conjuntivo

Os tecidos conjuntivos apresentam como características principais a grande variedade celular e a quantidade significativa de matriz extracelular. Essa matriz apresenta uma grande diversidade de substâncias, que variam de um tecido para outro, mas, geralmente, há a presença de fibras.

Existem diferentes tipos de tecido conjuntivo, sendo os principais:

  • Tecido conjuntivo propriamente ditoAtua, principalmente, preenchendo espaços. Pode ser classificado em frouxo e denso;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Tecido cartilaginoso Esse tecido atua, principalmente, no suporte de tecidos;

  • Tecido ósseoTecido responsável, principalmente, pela sustentação do corpo;

  • Tecido sanguíneoExerce diferentes funções, tais como defesa do organismo, transporte de nutrientes e oxigênio, bem como a coagulação;

  • Tecido adiposo Esse tecido evita a perda de calor e absorve impactos;

  • Tecido hematopoiético – É responsável pela formação das células sanguíneas.

Tecido muscular

O tecido muscular apresenta células alongadas com capacidade de contração. Essa contração permite a movimentação, o batimento do coração e até mesmo a movimentação do alimento pelo tubo digestório.

Existem três tipos básicos de tecido muscular: o estriado cardíaco, presente no coração; o estriado esquelético, que se encontra ligado aos ossos; e o não estriado ou liso, encontrado em órgãos internos como útero e esôfago. Apenas o tecido muscular esquelético apresenta contração voluntária, sendo os outros dois tipos de contração involuntária.

Tecido nervoso

O tecido nervoso apresenta como funções principais: receber estímulos, processá-los e produzir uma resposta. É graças a esse tecido que conseguimos nos movimentar, perceber a dor, aprender, guardar informações etc.

A principal célula desse tecido é o neurônio, que consegue propagar impulsos nervosos. Além dessas células, observamos a presença de outros tipos celulares denominados de células da glia.

Curiosidade: A ciência que estuda os tecidos é chamada de Histologia.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

A pele é formada por dois tipos de tecido: epitelial e conjuntivo

A pele é formada por dois tipos de tecido: epitelial e conjuntivo

Por: Vanessa Sardinha dos Santos