Alunos Online


Três domínios

A classificação dos seres vivos em três domínios agrupa os organismos procariontes nos Domínios Archaea e Bacteria, e os eucariontes, no Domínio Eukarya.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos As bactérias estão incluídas no Domínio Bacteria

As bactérias estão incluídas no Domínio Bacteria

Tradicionalmente, utilizamos a classificação dos seres vivos em cinco reinos: Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia. Essa classificação, apesar de ser bastante difundida, apresenta alguns problemas, como é o caso da maioria dos sistemas de classificação. É por isso que novos sistemas são frequentemente criados, a exemplo da classificação em três domínios, da qual trataremos a seguir.

→ Classificação em três domínios

Os domínios são uma categoria superior a reino e dividem os seres vivos em três grupos diferentes: dois grupos de procariontes e um grupo de eucariontes. Essa classificação em domínios foi proposta por Carl Woese, em 1977, um pesquisador que utilizava a filogenia molecular para apoiar suas conclusões.

De acordo com essa classificação, existem três domínios: o Domínio Archaea, Domínio Bacteria e o Domínio Eukarya.

  • Domínio Archaea: Nesse grupo, encontramos os procariontes que vivem em ambientes extremos, motivo pelo qual são chamados de extremófilos. Esses organismos são encontrados em locais com temperatura muito elevada ou, ainda, locais ricos em metano ou enxofre. Entretanto, vale salientar que existem Archaea em ambientes não extremos. Ainda nesse grupo, são encontrados apenas organismos unicelulares, com nutrição autotrófica ou heterotrófica.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Inicialmente, acreditava-se que Archaea eram ancestrais das bactérias, entretanto, hoje sabe-se que esse grupo é o mais próximo evolutivamente dos eucariontes.

  • Domínio Bacteria: existe, nesse grupo, uma grande quantidade de organismos procariontes, os quais incluem as bactérias causadoras de doença em humanos e aquelas encontradas no ambiente em geral, como água e solo. Nesse grupo, encontramos apenas organismos unicelulares e que possuem nutrição autotrófica ou heterotrófica.

  • Domínio Eukarya: Nesse domínio, encontramos todos os seres eucariontes, ou seja, os organismos que apresentam núcleo celular verdadeiro. Todos os protozoários, algas, fungos, plantas e animais estão incluídos nesse grupo. Encontramos nesse domínio, portanto, organismos uni ou pluricelulares, e com nutrição autotrófica ou heterotrófica.

→ O que os domínios mudam na classificação em cinco reinos?

Utilizando a classificação de domínio, percebemos que o Reino Monera deixa de existir, uma vez que ele foi dividido em dois domínios. Outro grupo que não é mais considerado pelos pesquisadores é o chamado Reino Protista, porém o termo, que não significa uma categoria taxonômica, pode ser usado para identificar os organismos eucariontes unicelulares e as algas multicelulares.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: