Alunos Online


Tropismos

Por: Mariana Araguaia A raiz tende a crescer no sentido da gravidade (geotropismopositivo) e o caule, contra esta força (geotropismo negativo).

A raiz tende a crescer no sentido da gravidade (geotropismo
positivo) e o caule, contra esta força (geotropismo negativo).

As auxinas são hormônios vegetais responsáveis, dentre outros efeitos, pelos tropismos, que são movimentos vegetais relacionados ao crescimento, de acordo com determinados estímulos externos.

No fototropismo, ocorre o crescimento do caule da planta em direção à luz (fototropismo positivo); e as raízes se voltam para o lado oposto à fonte luminosa (fototropismo negativo). Já no gravitropismo, a movimentação se dá de acordo com a força da gravidade da Terra. As raízes, desta forma, crescem para o interior do solo (gravitropismo positivo) e o caule, para fora (gravitropismo negativo) - mesmo quando a semente é plantada de forma horizontal, ou quando vaso e a planta se encontram em tal posição. Há, ainda, o tigmotropismo, que é o enroscamento da planta estimulado pelo contato com um suporte, tal como ocorre em trepadeiras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tais fatos ocorrem em razão das concentrações das auxinas que, no caule, diminuem nas regiões próximas ao estímulo, e aumentam do lado oposto, provocando o alongamento celular e o consequente “entortamento” da planta. Na raiz, ocorre o inverso e, por isso, a curvatura se dá de forma oposta, ou seja: contra o estímulo.