Alunos Online


Vacinação contra HPV

A vacinação contra HPV é importante na prevenção de quatro tipos principais do vírus, que estão relacionados com verrugas genitais e câncer do colo do útero.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos A vacina contra HPV será oferecida pelo SUS inicialmente para meninas entre 11 e 13 anos de idade

A vacina contra HPV será oferecida pelo SUS inicialmente para meninas entre 11 e 13 anos de idade

No dia 10 de março inicia-se no país a campanha de vacinação contra HPV, um vírus transmitido principalmente por via sexual e frequente na população. Serão mais de 36 mil postos oferecendo a vacina para meninas entre 11 e 13 anos de idade. Para vacinar-se, a menina deverá portar documento de identificação e carteira de vacinação.

A vacina oferecida será do tipo quadrivalente, que previne contra quatro tipos principais de HPV. Vale lembrar que existem mais de 200 tipos diferentes, sendo que alguns estão intimamente relacionados com o câncer do colo do útero, daí a importância da vacinação. Os tipos que a vacina previne são: 6, 11, 16 e 18. Sendo que os dois primeiros são causadores de verrugas genitais e os dois últimos são potencialmente oncogênicos.

O câncer do colo do útero é o segundo tipo de tumor mais comum nas mulheres brasileiras, perdendo apenas para o câncer de mama. Pode levar à morte se não tratado precocemente, sendo essencial, portanto, que todas as mulheres realizem o exame de papanicolau regularmente. Esse exame é capaz de descobrir lesões que poderão levar ao câncer e até mesmo o próprio tumor.

A vacinação contra o HPV ocorrerá em um esquema de três doses. A partir do dia 10, a menina tomará a primeira dose. Seis meses depois, ela deverá procurar novamente o posto de vacinação e tomar a segunda dose. A terceira e última dose deverá ser tomada 5 anos após a primeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inicialmente, a vacina será oferecida para meninas de 11 a 13 anos, sendo que, em 2015, a vacina passará a ser ofertada também para meninas de 9 e 10 anos. O público-alvo escolhido foi baseado em pesquisas que constataram que a maioria das meninas ainda não teve relação sexual nessa idade e, portanto, não teve contato com o HPV. Nesses casos, a eficácia da vacina é bastante elevada. Caso você, mulher adulta de até 26 anos de idade, queira tomar a vacina contra HPV, ela é oferecida em clínicas particulares.

Como dito anteriormente, existe uma grande variedade de tipos do HPV e a vacina previne contra os quatro tipos principais. Sendo assim, é fundamental que as meninas vacinadas lembrem-se de que o sexo desprotegido pode levar à contaminação por outros tipos de HPV e outras DSTs, como a Aids. A camisinha ainda é o melhor meio de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.

Para saber mais sobre o HPV, acesse HPV.