Alunos Online


Vigorexia

A vigorexia é um problema bastante observado em homens e caracteriza-se por uma visão distorcida da própria imagem e uma busca constante pelo corpo ideal.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos Muitas pessoas buscam o corpo perfeito realizando exercícios físicos de maneira exagerada

Muitas pessoas buscam o corpo perfeito realizando exercícios físicos de maneira exagerada

Vigorexia é um transtorno que pode atingir pessoas de qualquer classe social, etnia ou sexo, entretanto, apresenta uma maior prevalência em pessoas do sexo masculino. Esse transtorno se caracteriza por uma distorção da imagem, que faz o paciente crer que seu corpo apresenta uma série de defeitos estéticos. A vigorexia está diretamente relacionada com uma prática excessiva de exercícios, dietas hiperproteicas e uso de substâncias que visam garantir um maior rendimento físico.

Insatisfação com o corpo e a vigorexia

A imagem corporal nada mais é que a forma como um indivíduo vê seu corpo. Essa imagem é construída durante a vida, estando relacionada, portanto, com cobranças sociais e, até mesmo, com a exposição da mídia.

A formação da imagem é um dos motivos que levam muitas pessoas a iniciarem dietas e atividades físicas. O problema inicia-se quando a pessoa está insatisfeita com seu corpo, realizando exercícios de forma exagerada e adotando dietas altamente prejudiciais.

Muitas vezes, a insatisfação com o corpo faz com que a pessoa acabe se vendo de uma maneira bastante distorcida, magra e fraca, e inicie uma busca constante pelo corpo perfeito e forte, esquecendo-se completamente das consequências de suas atitudes. Nesse momento, temos um caso de vigorexia, também chamado de transtorno de dismorfia muscular.

Vigorexia e os danos à saúde

Muitas pessoas podem pensar que a vigorexia não causa danos à saúde por acreditarem que ela seja uma procura por exercícios físicos e uma alimentação saudável. Entretanto, a prática exagerada de atividades físicas, por exemplo, pode ser prejudicial, uma vez que excede a capacidade do corpo de recuperar-se de um esforço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, existe o grande número de pessoas que faz uso de esteroides anabolizantes como forma de conseguir mais músculos e resistência. Temos aí um grande problema, pois essas substâncias estão relacionadas, entre outras condições, com danos ao fígado, problemas cardiovasculares e até mesmo com alterações comportamentais.

Não podemos nos esquecer ainda que a vigorexia afeta a vida social do paciente. Isso se deve ao fato de que muitos adotam uma dieta bastante restritiva, o que prejudica algumas atividades recreativas, além do fato de alguns passarem várias horas em academias. Existem relatos de pessoas que passam mais de 5 horas realizando exercícios físicos.

O número de vigoréxicos é crescente e, normalmente, essas pessoas não buscam ajuda, diferentemente dos casos de anorexia. Muitas vezes, a procura por ajuda ocorre apenas quando danos à saúde já ocorreram. Sendo assim, é fundamental a participação de pessoas próximas para o aconselhamento do paciente.

Atenção: Antes de iniciar uma atividade física, consulte um médico para avaliar sua saúde e lembre-se também de realizar exercícios supervisionados por um profissional de Educação Física.