Vitamina C

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é hidrossolúvel e apresenta como uma de suas funções a produção de fibras colágenas no tecido conjuntivo.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
A vitamina C está presente em frutos cítricos
A vitamina C está presente em frutos cítricos
PUBLICIDADE

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é muito importante para o nosso corpo por muitas razões. Por ser uma vitamina hidrossolúvel, não se armazena no organismo de forma considerável, por isso, deve ser consumida diariamente.

Essa vitamina é praticamente toda absorvida no intestino delgado, passa para o sangue e é difundida para os tecidos. Ela sofre filtração glomerular e é reabsorvida novamente. Cerca de 90% da quantidade filtrada retorna ao sangue, e o restante é eliminado na urina. Vale dizer que essa vitamina também é eliminada pelas fezes, suor e respiração.

A vitamina C é mais frágil em comparação com outras vitaminas, pois é muito sensível à luz, temperatura e oxigênio. Para se ter uma ideia, um suco de laranja perde sua vitamina C após 20 minutos de seu preparo.

  • Onde a vitamina C pode ser encontrada?

Os seres humanos são incapazes de produzir essa vitamina, que está presente em todas as plantas, destacando-se os frutos cítricos, caju, goiaba, pimentão, pimenta-malagueta, cheiro-verde, couve-de-bruxelas e o kiwi. Além disso, está presente no fígado, leite e carne.

  • Qual é a importância da vitamina C?

A vitamina C é importante em vários aspectos para o organismo, sendo essencial em processos de oxirredução, síntese de catecolaminas, defesa do organismo, absorção do ferro e formação de fibras colágenas nos tecidos conjuntivos. A formação adequada de colágeno ajuda na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos, integridade da pele e cicatrização. Além disso, essa vitamina apresenta capacidade de apanhar radicais livres e previne o escorbuto.

  • O que é o escorbuto?

O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C. Provoca manifestações hemorrágicas, inchaço nas articulações, alterações na pele, fadiga, anorexia, infecções e até mesmo a morte. Essa doença também afeta os dentes, que acabam amolecendo e, muitas vezes, caem.

Essa enfermidade é relatada desde 1515 a.C., mas só se tornou motivo de estudos após a grande mortalidade de marinheiros ingleses. Os marinheiros eram bastante afetados porque não possuíam uma alimentação saudável e rica em frutas e verduras.

  • Consumo diário de Vitamina C

Para um adulto, a dose de vitamina C que deve ser consumida diariamente é de cerca de 60 mg. Vale destacar, no entanto, que mulheres grávidas e lactantes devem consumi-la em maior quantidade, sendo recomendados 70 mg e 95 mg, respectivamente.

Curiosidade: Você sabia que o Kiwi possui mais vitamina C do que a laranja?

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Cirrose
Quais são os sintomas dessa doença que atinge o fígado?

..................................................

Isaac Newton
Conheça as contribuições de Newton para a ciência.

..................................................