Alunos Online


Vitamina E

A vitamina E é muito importante para o organismo, uma vez que tem forte ação antioxidante, o que ajuda na prevenção de doenças graves.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos Vegetais verde-escuros e sementes oleaginosas são fontes de vitamina E

Vegetais verde-escuros e sementes oleaginosas são fontes de vitamina E

A vitamina E foi descoberta em 1922 por Evans & Bishop, que estudavam a infertilidade em ratas. Eles perceberam que, em algumas ratas que se alimentavam à base de gordura suína, ocorria a síndrome de reabsorção fetal. Porém, quando o germe de trigo era incluído na dieta, a síndrome não ocorria. Foi nesse momento que se concluiu que existia um componente que impedia a manifestação da síndrome. Esse componente ficou conhecido como vitamina E.

  • Características da vitamina E

Vitamina E é o nome usado para denominar oito compostos lipossolúveis (solúveis em gordura). Esses compostos estão agrupados nos derivados do tocol e nos derivados do tocotrienol. Existem quatro tipos de tocoferóis e quatro tipos de tocotrienóis, os quais se diferenciam pelos prefixos alfa, beta, delta e gama. Assim, há α, β, γ e δ tocoferóis e α, β, γ e δ tocotrienóis. A forma biológica mais ativa é o α-tocoferol.

A absorção da vitamina E ocorre no intestino delgado, na presença de sais biliares e lipase pancreática. Sua eliminação do organismo, por sua vez, ocorre em maior parte pela via fecal. Vale destacar que uma pequena parte é eliminada na urina.

  • Funções da vitamina E

A vitamina E apresenta como principal função sua ação antioxidante, que protege contra os efeitos nocivos dos radicais livres, e está relacionada, portanto, com o retardamento do envelhecimento e com a prevenção de doenças crônicas, tais como problemas cardiovasculares, câncer, diabetes, catarata e Parkinson. Em animais, a vitamina E tem papel importante no desenvolvimento fetal; nos seres humanos, não há provas concretas dessa função.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Onde a vitamina E é encontrada?

A vitamina E é encontrada em alimentos de origem vegetal e também de origem animal. Nos produtos de origem vegetal, essa vitamina ocorre em maior quantidade em vegetais de coloração verde-escura, em sementes de oleaginosas, óleo de milho, óleo de soja e no germe de trigo. Nos produtos de origem animal, a vitamina E pode ser encontrada na gema de ovo e no fígado.

  • Riscos da deficiência de vitamina E para o organismo humano

A deficiência de vitamina E no organismo humano é dificilmente observada, até mesmo em pessoas com alimentação bastante restrita dessa vitamina. Entretanto, ela pode ocorrer em indivíduos que possuem má absorção de gordura, fibrose cística, doenças hemáticas crônicas, entre outros problemas. A deficiência dessa vitamina pode causar problemas neurológicos, na resposta imune e no sistema cardiovascular.