Alunos Online


Corpus Christi

Corpus Christi é uma celebração do catolicismo em homenagem ao sacramento da Eucaristia. Ocorre anualmente 60 dias após a Páscoa e sempre em uma quinta-feira.

Por: Daniel Neves Silva Corpus Christi é realizado anualmente 60 dias após a Páscoa em homenagem ao sacramento da eucaristia.

Corpus Christi é realizado anualmente 60 dias após a Páscoa em homenagem ao sacramento da eucaristia.

Corpus Christi é o nome de uma importante celebração que faz parte do calendário festivo da Igreja Católica. Essa celebração foi inaugurada pela Igreja no século XIII, durante o pontificado de Urbano IV, e foi criada como forma de celebrar um dos pilares do catolicismo: o sacramento da eucaristia. A comemoração dessa data no Brasil incorporou diversos elementos trazidos pelos portugueses durante a colonização.

O que se comemora no dia de Corpus Christi?

Corpus Christi é o nome dado à celebração em homenagem ao sacramento da eucaristia, realizado como forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esse sacramento possui dois grandes símbolos: o pão, que representa o corpo de Cristo, e o vinho, que representa o sangue de Cristo. O nome dessa celebração é originário do latim e significa “Corpo de Cristo”.

A eucaristia é realizada pela Igreja Católica como uma referência à Última Ceia, na qual Cristo compartilhou pão e vinho com seus discípulos, segundo a narrativa bíblica. O sacramento também é realizado como forma de cumprir uma ordem de Cristo de repetir o ato em sua memória. Os católicos acreditam que, durante a consagração dos elementos da eucaristia, a hóstia (pão) e o vinho passam por um fenômeno chamado transubstanciação, no qual, em essência, tornam-se o corpo e o sangue de Cristo.

Corpus Christi é celebrado exatamente 60 dias depois da Páscoa e, portanto, possui data móvel. Acontece obrigatoriamente em uma quinta-feira, pois a Última Ceia de Cristo foi realizada na Quinta-feira Santa. Além disso, outro marco que norteia Corpus Christi é o Domingo da Santíssima Trindade, pois na primeira quinta após essa data comemora-se Corpus Christi.

No Brasil, as diferentes tradições que compõem a comemoração de Corpus Christi foram herdadas dos portugueses ainda no período colonial. Uma prática muito comum nessa data é a produção de tapetes que trazem representações de imagens religiosas e de acontecimentos marcantes para a fé católica. Esses tapetes são produzidos a partir de uma gama de produtos: borra de café, serragem, areia etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando surgiu Corpus Christi?

O surgimento de Corpus Christi remonta ao século XIII, sendo oficialmente criado pela Igreja Católica por determinação do papa Urbano IV (seu pontificado foi de 1261 a 1264). Os relatos a respeito da criação dessa celebração fazem referência à Juliana de Mont Cornillon como mentora e idealizadora de Corpus Christi.

Juliana de Mont Cornillon era uma freira belga que nasceu nas redondezas de Liège em 1193. Os relatos contam que Juliana começou a relatar ter tido sonhos e visões que abordavam a necessidade de se criar uma festa em celebração à eucaristia. Naturalmente, Juliana interpretou isso como uma mensagem divina, e seus relatos tiveram grande influência na diocese de Liège.

O bispo dessa diocese (Roberto de Thourotte), comovido com os relatos de Juliana, ordenou a criação de uma festa para celebrar a eucaristia em 1247 – nunca chegou a presenciar a festa, pois faleceu antes. Outra pessoa dessa diocese que os relatos de Juliana influenciaram foi o arcediago Jacques Pantaleon – a partir de 1261 também conhecido como papa Urbano IV.

Não só os relatos de Juliana tiveram influência sobre Urbano IV, pois registra-se também o acontecimento do Milagre de Bolsena. Nesse acontecimento, um sacerdote chamado Pedro de Praga realizou a celebração da eucaristia em Bolsena após visitar o papa em Roma. Os relatos contam que durante essa celebração a hóstia consagrada começou a verter sangue.

O relato desse acontecimento espalhou-se pela região, alcançando até o papa Urbano IV, que, comovido, ordenou a criação da festa em 1264. Corpus Christi demorou a se popularizar. Somente a partir do século XIV, a festa ganhou importância e notoriedade, espalhando-se pelas igrejas construídas na Europa.