Futebol Americano

Futebol americano
Futebol americano

O futebol americano é um esporte competitivo de equipe, disputado por onze jogadores de cada lado. O objetivo do jogo é chegar à linha de fundo do território adversário levando nas mãos uma bola oval. Para tentar atingi-lo os jogadores se empurram, bloqueiam, perseguem uns aos outros.

O jogo acontece em quatro tempos de quinze minutos. O campo utilizado é um retângulo com 109,73m de comprimento e 48,76m de largura, delimitado por linhas laterais ao longo do comprimento, e linhas finais ao longo da largura.

É freqüente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, em razão da violência apresentada pelos jogadores dentro do campo. Mas o jogo também há estratégia e planejamento. Durante as partidas, cada equipe costuma utilizar até 40 atletas, incluindo um time só de defesa, outro de ataque e um terceiro de especialistas, como os atletas treinados apenas para chutar a bola. No início de cada jogada, o time que tem a posse de bola passa-a para as mãos do quarterback, o cérebro do time responsável pela organização das jogadas ofensivas.

O esporte descende do rugby, jogo que evoluiu a partir do futebol quando os jogadores começaram a transportar a bola nas mãos. O futebol americano da forma como é conhecido hoje surgiu de uma série de três jogos entre a Harvard e a Yale, de Mackenzie, em 1867.

O jogo é extremamente popular nos Estados Unidos, ultrapassou o baseball como o esporte mais popular da nação.

O futebol americano universitário é tão popular quanto a liga profissional, muitos colégios e universidade participam na NCAA, primeira divisão de futebol universitário, enchendo grandes estádios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Patrícia Lopes

Artigos relacionados

O futebol de botão

Um pouco sobre a origem da diversão infanto-juvenil que se tornou esporte.