Kendô

Kendô
Kendô

O Kendô é uma arte marcial japonesa, criada a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão. A espada, chamada de shinai, mede 1,20 m e é feita de bambu para evitar ferimentos, com o passar dos séculos as espadas foram ficando mais elaboradas, sendo apresentadas ao formato funcional e artístico de hoje. Elas apareceram por volta de 940 D.C., com uma lâmina de corte único e levemente curva.

A partir da inspiração em escudeiros japoneses, os mestres em espadas improvisaram, em 1740, protetores de tórax, de crânio e luvas grossas.

Cada luta tem duração de três a cinco minutos. A pontuação é feita conforme a região do corpo do adversário que for atingida pela espada. Para proteger-se o lutador usa o bogu, espécie de armadura, dô, protetor para o peito, o tare, protetor de cintura, men, capacete e kote, luvas.

A utilização da espada para os samurais ganha sentido de disciplina, paciência e concentração.

O praticante do Kendô é chamado de Kenshi ou Kendoka. Não são usadas faixas para mostrar o nível do praticante.

A prática do Kendô não se limita ao manejo da espada de bambu (Shinai), espada de madeira (Botuko) ou espada longa japonesa (Katana), mas a prática e o cultivo do Reigi (etiqueta) e do espírito, já que o sentido da mesma está na educação de um espírito justo e honrado.

Apesar do caráter espiritual que permeia o Kendô, suas características e a forte relação com a cultura japonesa não são perdidas.

A prática e o ensino do Kendô não podem assumir caráter profissional ou comercial, ou seja, não é permitida a cobrança para o ensino do mesmo, exceto a quantia necessária para a manutenção do Dojo (academia).

O Brasil possui uma grande tradição na prática do Kendô devido ao grande número de imigrantes japoneses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Patrícia Lopes