Albert Einstein

Albert Einstein foi um físico teórico do século XX, nascido na Alemanha. Suas contribuições revolucionaram a Física e são até hoje fundamentais para a ciência.

Por Joab Silas da Silva Júnior
As teorias mais famosas de Einstein são as relacionadas com a relatividade e o efeito fotoelétrico *
As teorias mais famosas de Einstein são as relacionadas com a relatividade e o efeito fotoelétrico *
PUBLICIDADE

Albert Einstein nasceu na cidade de Ulm, na Alemanha, em 1879. Em sua juventude, mudou-se para a Suíça, onde mais tarde se formou e tornou-se docente na Escola Politécnica de Zurique. Casou-se em 1903 com Mileva Maric, com quem teve três filhos, e permaneceu casado até 1919, quando se divorciou e casou-se novamente. Einstein ganhou o prêmio Nobel de Física de 1921 pela correta explicação do efeito fotoelétrico. Nesse mesmo ano, ocorreu a publicação de sua obra Sobre a Teoria da Relatividade Especial e Geral.

Após a chegada de Adolf Hitler ao poder, em 1933, Einstein mudou-se para os Estados Unidos, onde integrou o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, juntamente a outros cientistas imigrantes. Einstein escreveu uma carta ao então presidente estadunidense Franklin Delano Roosevelt para alertá-lo sobre o desenvolvimento de armas nucleares alemãs. Algum tempo depois do envio da carta, os Estados Unidos deram início ao chamado Projeto Manhattan, isto é, pesquisas e desenvolvimento de armas nucleares. Albert Einstein recusou o convite para participar de tal projeto e alegou que assinar a carta ao presidente foi o grande erro de sua vida.

Albert Einstein morreu na cidade de Princeton, aos 76 anos de idade, em 1955, por complicações decorrentes de um aneurisma.

Contribuições para a Física

O ano de 1905 é conhecido como o ano milagroso da Física. Foi nessa época que Albert Einstein publicou seus principais trabalhos sobre efeito fotoelétrico, movimento browniano e teoria da relatividade. Veja uma síntese dos dois principais assuntos resultantes de trabalhos de Einstein.

Relatividade

Mostrou os fenômenos da dilatação do tempo e contração dos comprimentos para objetos que se movem na velocidade da Luz. Mostrou também que o espaço pode ser curvo na presença de um corpo muito massivo e desenvolveu a equação E = m.c2, que mostra a conversão de energia em matéria.

Efeito fotoelétrico

Ao se iluminar metais com radiações de determinada frequência, existe a possibilidade da ejeção (expulsão) de elétrons. Isso foi explicado a partir da Teoria do Quanta, que propõe que a Luz é composta por partículas de energia denominadas de fótons. A energia de cada fóton é fornecida aos elétrons livres do metal, que são arrancados e ejetados do material.

*Crédito da imagem: spatuletail / Shutterstock.com

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Objeto direto
Você consegue identificar esse termo em uma oração?

..................................................

Pacto colonial
Quais as regras impostas por esse pacto mercantilista?

..................................................