Albert Einstein

Albert Einstein foi um físico teórico do século XX, nascido na Alemanha. Suas contribuições revolucionaram a Física e são até hoje fundamentais para a ciência.

Por Joab Silas da Silva Júnior
As teorias mais famosas de Einstein são as relacionadas com a relatividade e o efeito fotoelétrico *
As teorias mais famosas de Einstein são as relacionadas com a relatividade e o efeito fotoelétrico *
PUBLICIDADE

Albert Einstein nasceu na cidade de Ulm, na Alemanha, em 1879. Em sua juventude, mudou-se para a Suíça, onde mais tarde se formou e tornou-se docente na Escola Politécnica de Zurique. Casou-se em 1903 com Mileva Maric, com quem teve três filhos, e permaneceu casado até 1919, quando se divorciou e casou-se novamente. Einstein ganhou o prêmio Nobel de Física de 1921 pela correta explicação do efeito fotoelétrico. Nesse mesmo ano, ocorreu a publicação de sua obra Sobre a Teoria da Relatividade Especial e Geral.

Após a chegada de Adolf Hitler ao poder, em 1933, Einstein mudou-se para os Estados Unidos, onde integrou o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, juntamente a outros cientistas imigrantes. Einstein escreveu uma carta ao então presidente estadunidense Franklin Delano Roosevelt para alertá-lo sobre o desenvolvimento de armas nucleares alemãs. Algum tempo depois do envio da carta, os Estados Unidos deram início ao chamado Projeto Manhattan, isto é, pesquisas e desenvolvimento de armas nucleares. Albert Einstein recusou o convite para participar de tal projeto e alegou que assinar a carta ao presidente foi o grande erro de sua vida.

Albert Einstein morreu na cidade de Princeton, aos 76 anos de idade, em 1955, por complicações decorrentes de um aneurisma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contribuições para a Física

O ano de 1905 é conhecido como o ano milagroso da Física. Foi nessa época que Albert Einstein publicou seus principais trabalhos sobre efeito fotoelétrico, movimento browniano e teoria da relatividade. Veja uma síntese dos dois principais assuntos resultantes de trabalhos de Einstein.

Relatividade

Mostrou os fenômenos da dilatação do tempo e contração dos comprimentos para objetos que se movem na velocidade da Luz. Mostrou também que o espaço pode ser curvo na presença de um corpo muito massivo e desenvolveu a equação E = m.c2, que mostra a conversão de energia em matéria.

Efeito fotoelétrico

Ao se iluminar metais com radiações de determinada frequência, existe a possibilidade da ejeção (expulsão) de elétrons. Isso foi explicado a partir da Teoria do Quanta, que propõe que a Luz é composta por partículas de energia denominadas de fótons. A energia de cada fóton é fornecida aos elétrons livres do metal, que são arrancados e ejetados do material.

*Crédito da imagem: spatuletail / Shutterstock.com

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Polissemia
Entenda aqui o que é esse fenômeno linguístico.

..................................................

Tênia do peixe
Você já ouviu falar nesse problema de saúde?

..................................................