Alunos Online


Ângulo visual

O ângulo visual depende das dimensões de um objeto e de sua distância em relação a um observador.

Por: Joab Silas da Silva Júnior A distância entre o observador e o objeto faz com este pareça bem pequeno. À medida que ocorre a aproximação, o ângulo visual e o objeto aumentam

A distância entre o observador e o objeto faz com este pareça bem pequeno. À medida que ocorre a aproximação, o ângulo visual e o objeto aumentam

O ângulo visual é formado entre os raios de luz que saem das extremidades de um objeto e o ponto de incidência desses raios com os olhos. O afastamento do observador de um objeto faz com que o ângulo visual diminua, tornando o objeto menor do que realmente é. Já a aproximação do observador faz o ângulo visual aumentar, tornando o objeto aparentemente maior.

A imagem abaixo mostra a relação entre a distância e o tamanho percebido por um observador na variação do ângulo visual. Observe que o ângulo formado entre as linhas vermelhas é maior que aquele formado entre as linhas azuis e, por isso, a árvore que está a uma distância D do observador apresenta-se maior que aquela que está a uma distância D', mesmo que elas possuam mesmo tamanho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podemos entender que os diferentes ângulos visuais proporcionam diferentes perspectivas para um mesmo objeto observado. Sendo assim, um enorme prédio, quando observado de longe, pode ser tampado apenas com a palma da mão.

O ângulo visual mínimo para o qual o observador perceberá pontos diferentes do objeto é chamado de limite de acuidade visual e corresponde a 1 minuto de grau.