Alunos Online


Ano-luz

O ano-luz é uma unidade usada para expressar distâncias astronômicas e corresponde ao espaço percorrido pela luz no vácuo durante um ano terrestre.

Por: Rafael Helerbrock A Via Láctea é uma galáxia espiral, como a da imagem, de aproximadamente 100 mil anos-luz de diâmetro.

A Via Láctea é uma galáxia espiral, como a da imagem, de aproximadamente 100 mil anos-luz de diâmetro.

Ano-luz é a distância percorrida pela luz durante o período de um ano terrestre. É uma unidade de distância usada para expressar escalas astronômicas, como distâncias entre estrelas e até mesmo entre galáxias.

Veja também: Velocidade da luz

Como as distâncias entre os corpos celestes são muito grandes para serem expressas em metros ou quilômetros, usamos o conceito de ano-luz. Como a luz move-se com velocidade constante no vácuo (aproximadamente 300.000 km/s), podemos calcular a distância por ela percorrida durante um ano facilmente. Para isso, usamos a fórmula da velocidade média:
 


Expressaremos a velocidade da luz (v) em seu valor aproximado de 300.000 km/s, e o intervalo de tempo (Δt) será expresso em segundos. Para tanto, faremos a seguinte aproximação: 1 ano tem aproximadamente 365 dias com 24 horas de duração; cada hora tem 60 minutos, e cada minuto, 60 segundos. Com isso, temos que a distância percorrida (ΔS) pela luz em um ano é aproximadamente de:
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Logo, a luz percorre cerca de 9,461.1012 km em um ano, ou seja, mais de 9,4 bilhões de quilômetros.


Os Pilares da Criação são colunas de hidrogênio e outros gases com quase quatro anos-luz de comprimento.

Veja também: Cinco grandes marcos da Astronomia


Curiosidades

  • Mesmo sendo uma unidade muito grande, existem unidades astronômicas maiores que o ano-luz. O Parsec, por exemplo, vale cerca de 3,26 anos-luz.

  • A distância média entre o Sol e a Terra é de aproximadamente 149.600.000 km. A essa distância damos o nome de Unidade Astronômica. A luz leva 499 segundos para percorrer essa distância, cerca de 8 min e 19 s.

  • Depois do Sol, a estrela mais próxima da Terra é a Alpha-Centauri, que está a cerca de 4,37 anos-luz de distância. Isso quer dizer que, quando olhamos para ela, vemos uma imagem de 4,37 anos atrás.

  • O Sistema Solar encontra-se em um dos braços da nossa galáxia, a Via Láctea. Essa galáxia espiral tem um diâmetro médio de aproximadamente 100 mil anos-luz.