Alunos Online


Calor específico de uma substância

A capacidade térmica caracteriza a variação unitária de temperatura de um objeto quando este recebe ou perde energia na forma de calor. Como vimos, 1kg de água tem capacidade térmica diferente de 0,5 kg da mesma substância. Outra grandeza física, denominada calor específico, também caracteriza a variação de temperatura das substâncias.

O calor específico é a quantidade de calor, por unidade de massa, necessária para elevar em um grau a temperatura da substância. A unidade de calor específico, no SI, é

mas também é bastante utilizada a unidade

O calor específico também indica a quantidade de calor liberada por cada unidade de massa ao ter sua temperatura diminuída em um grau. Assim, podemos pensar no calor específico de uma substância como a quantidade de calor liberada por um quilograma desta substância ao diminuir sua temperatura em 1K (ou 1°C). A tabela a seguir apresenta valores do calor específico de algumas substâncias.

Valores típicos de calor específico de alguns materiais

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podemos ver na tabela que o calor específico da água é maior que o das outras substâncias. Por esse motivo, ela é utilizada para a refrigeração de motores de automóveis. Além disso, a grande quantidade de energia necessária para a água variar sua temperatura é um fator fundamental para a estabilidade climática de algumas regiões da Terra.

É por isso que as variações de temperatura entre o dia e a noite nos desertos são enormes, enquanto em regiões com muita água são bem menores.

Como a capacidade térmica é definida por C = Q/ΔT, e o calor específico é c = C/m, podemos escrever

Q=C.?T=(mc).?T

Q=m.c.?T

Através dessa expressão podemos calcular a quantidade de calor, Q, cedida por um corpo de massa m e calor específico c ao ter sua temperatura diminuída em ΔT graus.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Nas regiões onde há pouca água, as variações de temperatura são grandes

Nas regiões onde há pouca água, as variações de temperatura são grandes

Por: Domiciano Correa Marques da Silva