Alunos Online


Capacidade térmica

A capacidade térmica é a razão entre a quantidade de calor absorvida ou perdida por um corpo e a variação de temperatura.

A capacidade térmica é a relação entre a quantidade de calor cedida ou absorvida por um corpo e a variação de temperatura. Essa grandeza indica a quantidade de energia que deve ser liberada ou absorvida para que um corpo possa sofrer uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Matematicamente, podemos escrever:

C =    Q   
       ΔT

C = Capacidade térmica (cal/°C);

Q = Quantidade de calor (cal);

ΔT = Variação de temperatura.

Relação entre a capacidade térmica e a massa

A quantidade de calor absorvida ou cedida por um corpo que não sofre mudança de estado físico é definida como calor sensível. Se substituirmos a equação para calor sensível na definição de capacidade térmica, teremos:

C =    Q       ⇒   C = m.c.ΔT   ⇒   C = m.c 
ΔT                      ΔT                  

A capacidade térmica (C) pode ser definida como o produto da massa do corpo (m) pelo calor específico (c) do material que o constitui.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se duas amostras de um mesmo material com massas diferentes forem expostas à mesma variação de temperatura, a amostra de maior massa terá maior capacidade térmica, uma vez que essa grandeza é diretamente proporcional à massa do corpo.

Curiosidade

Por que as fagulhas incandescentes que são geradas pelo atrito de amoladores de facas ou esmeris não geram queimaduras? A resposta está na capacidade térmica das fagulhas, que é muito pequena em virtude da massa infinitesimal da fagulha.

Cuidado!

A palavra “capacidade” pode transmitir a ideia de que o corpo possui um limite máximo de calor que pode ser recebido ou absorvido. Esse pensamento está completamente equivocado! Não há limite para a quantidade de calor que pode ser trocada por um objeto.

As fagulhas geradas pelo atrito não têm capacidade de gerar queimaduras em virtude da pequena capacidade térmica que possuem

As fagulhas geradas pelo atrito não têm capacidade de gerar queimaduras em virtude da pequena capacidade térmica que possuem

Por: Joab Silas da Silva Júnior