Alunos Online


Carl Sagan

Carl Sagan foi um astrônomo e astrofísico estadunidense que ficou famoso por apresentar a série de TV, de 1980, “Cosmos: Uma viagem pessoal”.

Por: Joab Silas da Silva Júnior Carl Sagan foi um dos maiores responsáveis pela divulgação científica no século XX *

Carl Sagan foi um dos maiores responsáveis pela divulgação científica no século XX *

Carl Sagan foi um astrônomo e escritor estadunidense que nasceu em Nova Iorque, em 1934. Aos 20 anos, graduou-se em artes pela Universidade de Chicago, onde, um ano depois, obteve a graduação em Ciências. Em 1956, tornou-se mestre em Física e, em 1960, conseguiu o título de doutor em Astronomia e Astrofísica.

Carl Sagan lecionou nas universidades de Cornell e Harvard, foi consultor da NASA e publicou mais de 600 artigos científicos. Escreveu aproximadamente vinte livros sobre o Universo e apresentou a série de TV, de 1980, Cosmo: Uma viagem pessoal.

Obras literárias

  • Bilhões e Bilhões

  • Contato (Adaptado para o cinema: filme Contato – 1997, Robert Zemeckis)

  • Cosmos

  • Pálido ponto azul

  • O mundo assombrado pelos demônios

  • Os dragões do Éden (Essa obra lhe rendeu o Prêmio Pulitzer de literatura em 1978)

  • Sombras dos antepassados esquecidos

Contribuições científicas

Além dos diversos artigos científicos e obras literárias publicadas, Carl Sagan foi reconhecido pela preocupação com a divulgação de conhecimento científico para o público leigo. A série de TV Cosmo: Um viagem pessoal tinha por objetivo divulgar os saberes relacionados com a Astronomia para todos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sagan desenvolveu importantes trabalhos na NASA, participou ativamente da missão Apollo 11, que levou o homem à Lua em 1969, e foi responsável pela ideia de acoplar discos em sondas espaciais que levariam informações sobre a Terra para os confins do universo.

Algumas descobertas feitas a respeito de astros do Sistema Solar são atribuídas a Carl Sagan. Ele explicou o efeito estufa na atmosfera de Vênus, admitiu que Titã, uma das luas de Saturno, poderia possuir oceanos líquidos em sua superfície e ainda afirmou que Europa, uma das luas de Júpiter, poderia abrigar oceanos subterrâneos de água, oferecendo a possibilidade de existência de vida. Em 2013, pesquisadores por meio do telescópio Hubble viram que a lua de Júpiter lança jatos d'água para o espaço.

Morte

Carl Sagan morreu em 1996 vítima de complicações geradas por uma pneumonia.

*Créditos da imagem: Joseph Sohm / Shutterstock.com