Alunos Online


Como as ondas do mar são formadas?

Um fenômeno físico explica como as ondas, que são formadas em diversas direções pela ação de ventos intensos, tornam-se paralelas ao alcançarem a areia da praia.

As ondas do mar são geradas a partir da ação dos ventos, os quais, ao agirem sobre a água por longas distâncias, provocam ondulações. Classificadas como ondas mecânicas, por precisarem de um meio de propagação, as ondas marítimas, no momento em que são produzidas, surgem em diferentes direções, de acordo com a ação do vento.

Mesmo sendo produzidas em direções distintas, as ondas do mar sempre chegam à costa com direção de propagação perpendicular à praia.

Refração

A propagação das ondas do mar é sempre perpendicular à costa por causa da refração. Esse fenômeno ondulatório é caracterizado pela alteração da velocidade de propagação motivada por uma mudança no meio em que uma onda é propagada.

No caso das ondas do mar, quanto maior é a proximidade com a costa, menor é a profundidade do oceano. Essa diferença de profundidade provoca uma mudança no meio de propagação das ondas, alterando sua velocidade, a qual diminuirá à medida em que a profundidade diminuir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por sua vez, a alteração na velocidade, causada pela refração, gera mudança na direção de propagação das ondas.Por isso, todas as ondas, ao aproximarem-se da costa, apresentam-se em direções perpendiculares à praia.

Por que as ondas se quebram?

Uma onda quebra-se quando sua crista, seu ponto mais alto, toca a areia e, com isso, gera intensa correnteza. Os fenômenos da refração e da difração, capacidade das ondas em contornar obstáculos, fazem as ondas quebrarem-se ao chegar à costa.

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Mesmo produzidas em várias direções, por causa da refração, as ondas do mar sempre chegam paralelas à costa

Mesmo produzidas em várias direções, por causa da refração, as ondas do mar sempre chegam paralelas à costa

Por: Joab Silas da Silva Júnior