Conhecendo as propriedades dos fluidos

Vivemos imersos em um fluido, o ar, que além de ser nossa fonte de oxigênio também afeta nos movimentos
Vivemos imersos em um fluido, o ar, que além de ser nossa fonte de oxigênio também afeta nos movimentos

Na física, definimos um fluido como sendo substâncias nas quais as forças de coesão interna entre seus constituintes são pequenas. Por esse motivo é que os fluidos geralmente não apresentam forma própria, portanto apresentam a necessidade de um recipiente para contê-los.

Para uma grande massa de objetos, isto é, para diferentes tipos de objetos as características microscópicas deles determinam suas características macroscópicas. Já no caso dos fluidos, muitas características macroscópicas dependem de como as moléculas e átomos do fluido interagem. Na física, costumamos usar modelos idealizados para chegarmos a respostas mais aproximadas, não é diferente quando se trata de fluido.

O que é um fluido ideal?

Geralmente, idealizamos um fluido, que passa a ser dito fluido ideal (perfeito). O fluido ideal é constituído por uma grande quantidade de moléculas que não exercem entre si nenhum tipo de força de atração. Podemos dizer que a única interação que existe entre as moléculas de um fluido ideal são as colisões que ocorrem entre elas e a parede do recipiente onde estão contidas. No fluido ideal, as colisões são do tipo elásticas.

Os fluidos não têm forma própria, por isso necessitam de um recipiente para serem contidos
Os fluidos não têm forma própria, por isso necessitam de um recipiente para serem contidos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra característica do fluido ideal é que as moléculas que o compõe deslizam sem atrito uma sobre as outras. Por esse motivo é que os fluidos não apresentam forma própria e devem ser colocados em recipientes.

O que é um fluido real?

Ao contrário de um fluido ideal, os fluidos reais apresentam forças de atração entre si. Essa característica permite que as moléculas do fluido real mantenham-se juntas uma das outras. Sendo assim, podemos dizer que quanto maiores forem essas forças, mais unidas as moléculas vão ficar e mais difícil se torna para o líquido fluir.

Diferentemente de um fluido ideal que, quando colocado sobre uma superfície plana, se espalha de modo que as moléculas formem uma única camada sobre as superfícies, em um fluido real isso não acontece, por exemplo, sabemos que é possível colocar uma gota de água sobre uma mesma sem que ela se espalhe. A gota não se espalha pelo fato de existir força de atração entre as moléculas.

A propriedade macroscópica dos líquidos, relacionada com estas forças de coesão interna das moléculas, é a viscosidade. A viscosidade é uma propriedade dos fluidos relacionada à sua resistência para fluir.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Empuxo

Você sabe o que é empuxo? Acesse o texto e saiba mais sobre essa força, conheça sua fórmula e aprenda a calculá-lo por meio de exercícios resolvidos sobre o assunto.

Equação de Bernoulli

Clique aqui e conheça a equação de Bernoulli, que envolve a velocidade de escoamento de um fluido e a pressão exercida por ele.

Hidrostática

Clique aqui e saiba o que é hidrostática. Conheça seus princípios, suas fórmulas e sua lei fundamental.