Curiosidades físicas no Futebol

É possível aprender conceitos de Física simplesmente se questionando sobre algumas práticas comuns em uma partida de futebol.

Por Rafael Helerbrock
O futebol pode ensinar muito sobre vários conceitos da Física
O futebol pode ensinar muito sobre vários conceitos da Física
PUBLICIDADE

Uma partida de futebol pode ensinar sobre vários conceitos de Física. Atrito, força e calor são apenas algumas das grandezas fundamentais tanto para essa área do conhecimento quanto para o futebol.


Por que as chuteiras possuem travas?

Existem diversos tipos de chuteiras. Algumas podem ser usadas para terrenos firmes; outras, para terrenos macios. As chuteiras usadas nos jogos da Copa, por exemplo, são feitas para terreno macio. Suas travas são altas e proporcionam melhor aderência ao solo. Quando os jogadores empurram o chão para trás para se impulsionar, as travas aderem à grama, o chão exerce uma força de reação sobre a chuteira, movendo os jogadores para frente, como prevê a terceira Lei de Newton, também conhecida como Lei da ação e reação.

Veja também: Curiosidades sobre a Copa do Mundo


Por que os jogadores usam roupas térmicas?

O corpo humano tem um mecanismo próprio de termorregulação: o suor. Quando a temperatura do corpo aumenta, nós transpiramos; dessa forma, a água que deixa os poros absorve, por meio da condução térmica, calor sensível e calor latente da superfície da pele, reduzindo a sua temperatura. Trata-se de um sistema bastante eficiente de refrigeração, uma vez que cada grama de água absorve pelo menos 540 calorias de calor latente para evaporar completamente.

Em dias frios, o corpo humano tende a “perder” calor para o meio externo. Por causa da presença de água, a pele fica ainda mais fria, aumentando a perda de calor e o consumo de energia, o que pode agravar o cansaço dos jogadores e diminuir a elasticidade das fibras musculares, aumentando a chance de lesões. Por essa razão, os jogadores usam roupas térmicas. Essas roupas absorvem o excesso de umidade produzida pelo suor e, por serem feitas de materiais isolantes térmicos, ajudam a manter a temperatura do corpo praticamente constante, sendo úteis tanto em dias quentes quanto em dias frios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: Cinco curiosidades sobre o calor


Quanto tempo o goleiro leva para reagir a um pênalti?

De acordo com o professor Salman Khan, o tempo máximo que um goleiro tem para decidir a direção do seu salto durante uma cobrança de pênalti é de aproximadamente 13 centésimos de segundo (0,013 segundos). Esse é um tempo extraordinariamente baixo se considerarmos que o tempo de reação média de um ser humano é de aproximadamente 10 centésimos de segundo. Além disso, considerando uma cobrança de pênalti feita com velocidade média de 108 km/h e a distância do jogador até o gol de 11 m, apenas 0,36 segundos são necessários para a bola balançar a rede. Se um goleiro tivesse que pular uma distância de 2 m para defender uma cobrança nesse pequeno tempo, ele deveria saltar com velocidade constante de 20 km/h para defendê-la!

Apesar de não ter sido oficializado, acredita-se que o chute mais rápido em uma partida de futebol foi feito pelo jogador brasileiro Ronny. Tudo indica que, na ocasião, a bola chegou a 220 km/h.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Polissemia
Entenda aqui o que é esse fenômeno linguístico.

..................................................

Tênia do peixe
Você já ouviu falar nesse problema de saúde?

..................................................