Alunos Online


Dicas para resolver exercícios de cinemática

A cinemática é uma área da Mecânica que estuda o movimento dos corpos sem levar em conta os fatores que levaram o móvel a iniciar o seu movimento.

Seguindo alguns passos simples, fica mais fácil resolver exercícios de Cinemática. Veja algumas dicas a seguir:

1. Anote todos os dados do exercício

É sempre importante listar as informações que o exercício fornece, até mesmo aquelas que você acredita que não serão necessárias para a resolução do problema. Não se esqueça de anotar também a qual unidade a pergunta do exercício se refere, ou seja, atente-se para qual grandeza física é a sua incógnita.

Leia também: Introdução à cinemática
 

2. Tente visualizar a situação

Você não precisa ser um artista; basta fazer um esquema, indicando as informações relevantes do problema, como velocidades dos corpos, distâncias percorridas, intervalos de tempo, acelerações, direção e sentido do movimento etc.

Confira também: Conceitos básicos de movimento
 

3. Cuidado com as unidades

É comum vermos exercícios nos quais as unidades informadas são propositalmente incompatíveis entre si. Preste bastante atenção em qual sistema de unidades o exercício está usando e também em qual unidade o exercício pede que a resposta seja dada. Para tanto, é importante conhecer o Sistema Internacional de Unidades e os seus prefixos.

Saiba mais: Prefixos do Sistema Internacional de Unidades
 

4. Conheça a notação utilizada pelas equações

É importante saber o que significa cada termo das equações usadas na cinemática. Por isso, confira a legenda abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


5. Conheça as equações da cinemática

Após anotar os dados do exercício, você deve se perguntar: 1 - Quais dados estão faltando? 2 - Quais dados o exercício quer que eu calcule? 3 - Qual equação eu posso usar? Respondendo essas perguntas, fica mais fácil resolver exercícios de Cinemática. Confira as equações da cinemática a seguir:

  • Utilize a equação abaixo para o movimento acelerado, quando o exercício não lhe fornecer aceleração, mas também não lhe pedir para calculá-la.
     


 

  • Utilize a equação de Torricelli quando o movimento tiver aceleração constante, mas o enunciado não lhe informar o intervalo de tempo nem for necessário calculá-lo:
     


 

  • Utilize a função horária da posição abaixo quando o movimento for uniforme, ou seja, quando a velocidade do móvel for constante:

     


 

  • Utilize a função horária da posição do movimento uniformemente variado quando o exercício não lhe informar a velocidade final, se não for necessário calculá-la:



Veja mais: Principais equações da Cinemática 

Cinemática é o estudo do movimento que não leva em conta as suas causas, é usada para descrever as funções horárias das posições de todos os tipos de

Cinemática é o estudo do movimento que não leva em conta as suas causas, é usada para descrever as funções horárias das posições de todos os tipos de

Por: Rafael Helerbrock