Alunos Online


Energia mecânica

Por: Domiciano Correa Marques da Silva Durante a queda de um salto de bungee jumping, a energia potencial gravitacional se converte gradualmente em energia cinética

Durante a queda de um salto de bungee jumping, a energia potencial gravitacional se converte gradualmente em energia cinética

Sabemos que a energia faz parte de nossas vidas. Utilizamos a energia para ligar a TV, a geladeira, os ventiladores, o rádio, para aquecer a água do chuveiro etc. Desta forma, podemos dizer que ela é essencial para nossa sobrevivência. Sendo assim, podemos dizer que as fontes de onde conseguimos a energia são de fundamental importância para nossa sobrevivência.

Energia é uma palavra que se originou do grego e que significa trabalho. O primeiro cientista a fazer uso desta palavra foi Thomas Young. Embora sejam os mais variados estudos relacionados à energia, podemos dizer que ainda não sabemos qual a sua correta definição.

Toda energia associada ao movimento ou à possibilidade de haver movimento é denominada de energia mecânica. Por exemplo, um objeto sofrendo uma queda, ou seja, caindo, tem, a cada instante, energia cinética decorrente da sua velocidade e energia potencial gravitacional decorrente da altura em relação ao referencial adotado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se o objeto analisado estiver preso a um corpo elástico, como, por exemplo, uma corda de bungee jumping, ele poderá apresentar também energia potencial elástica.

Assim, em termos da Física Clássica, podemos dizer que a energia mecânica de um sistema é constituída por duas parcelas de energia, a energia cinética e a energia potencial, sendo que essa última pode se apresentar armazenada no sistema sob as modalidades gravitacional e elástica.

Sendo assim, na Mecânica Clássica podemos definir a energia mecânica matematicamente da seguinte forma:

A energia mecânica é constituída pelas energias cinética e potencial

Portanto, podemos expressar a energia mecânica como sendo a soma da energia cinética e a energia potencial do sistema. Assim, temos:

Em= Ec+ Ep


Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao  assunto: