Alunos Online


Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional é um moderno laboratório de observação a 400 km de altura e completa uma volta ao redor da Terra em 90 minutos.

Por: Joab Silas da Silva Júnior A Estação Espacial Internacional (ISS) completa uma volta ao redor da Terra em 90 min

A Estação Espacial Internacional (ISS) completa uma volta ao redor da Terra em 90 min

Construída ao longo de 13 anos, a partir de 1998, a Estação Internacional Espacial, denominada de ISS (sigla em inglês para International Space Station), é um moderno laboratório que orbita a Terra, faz observações do planeta e possibilita o desenvolvimento de diversos tipos de experimentos em ambientes de baixa gravidade.

Com custo de 100 bilhões de dólares, a ISS foi construída por meio de um esforço multinacional, que inicialmente contou com a colaboração do Brasil. Montada no espaço como um quebra-cabeça, peça por peça, foram necessárias mais de 70 viagens feitas pela Rússia e pelos Estados Unidos para que a ISS pudesse ser terminada.

Estrutura da ISS

A ISS orbita a uma altitude de aproximadamente 400 km, possui período de translação ao redor da Terra de 90 minutos e viaja a uma velocidade de 28 mil km/h. Com mais de 400 toneladas, a estação possui 109 metros de largura, 73 metros de comprimento e 20 metros de altura.

Dimensões da ISS

Existe alguém na ISS?

Desde o ano 2000, a ISS é permanentemente habitada por, no mínimo, três astronautas, que ficam na estação por cerca de seis meses. Em abril de 2017, a americana Peggy Whitson tornou-se a astronauta que passou mais tempo na estação, permanecendo em órbita por mais de 534 dias. Peggy Whitson também foi a primeira mulher a comandar a ISS.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem monitora a ISS?

Além da NASA, a agência espacial estadunidense, as agências espaciais da Rússia, Japão, Canadá e União Europeia participam do monitoramento da ISS. No total, 22 países são responsáveis pela manutenção da estação espacial.

Estação Espacial Chinesa

A Tiangong-1 é uma estação espacial construída e mantida pela China. Lançada em 2011, ela possui 10,4 metros de comprimento e 8,5 toneladas. Em julho de 2016, o governo chinês confirmou uma falha na operação da estação e previu sua reentrada na atmosfera terrestre para o segundo semestre de 2017.

Onde a ISS está agora?

Clicando aqui você tem acesso a imagens da Terra ao vivo feitas pelas câmeras acopladas à ISS. Além disso, a NASA mostra a exata posição da estação espacial e faz uma projeção dos pontos sobre o planeta por onde ela passará.

A ISS pode ser vista a olho nu em qualquer lugar do Brasil. Para saber quando a estação passará por sua cidade, basta acessar a plataforma Spot The Station, mantida pela agência espacial estadunidense.