Alunos Online


Fases da Lua

As fases da Lua resultam do movimento desse astro em relação ao Sol e à Terra e também porque ela não produz luz própria, mas é iluminada pelo Sol.

Por: Joab Silas da Silva Júnior A Lua apresenta-se para nós em quatro fases diferentes: Nova, crescente, cheia e minguante

A Lua apresenta-se para nós em quatro fases diferentes: Nova, crescente, cheia e minguante

A Lua não produz luz própria, portanto, o brilho intenso de uma noite de lua cheia é resultado da reflexão da luz do sol feita pela lua. Sendo assim, podemos definir a Lua como um corpo iluminado, isto é, aquele que não apresenta luz própria.

Só podemos enxergar as partes da lua que se voltam tanto para o Sol quanto para a Terra. À medida que a lua desloca-se ao redor de nosso planeta, a sua face iluminada voltada para a Terra altera-se. Por essa razão, conseguimos contemplar fases distintas. A imagem abaixo mostra o giro da Lua ao redor da Terra e os nomes de suas fases.

  • Fases da Lua

Nova: Quando a face iluminada da Lua volta-se somente para o Sol, não podemos enxergar o astro aqui da Terra. Nesse período, temos a Lua Nova.

Crescente: Ao passar dos dias, a Lua vai ficando cada vez mais a leste do Sol, e pequenas porções de sua face iluminada do lado oeste vão surgindo. Ocorrerá o quarto crescente quando a metade do lado esquerdo do astro estiver completamente iluminada.

Cheia: Quando a face iluminada da Lua está completamente voltada para a Terra, ocorre a Lua Cheia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Minguante: Nessa fase, a Lua está cada vez mais a oeste do Sol e, por consequência, tem a sua face leste iluminada e voltada para a Terra. Ocorrerá o quarto minguante quando a metade do lado direito do astro estiver completamente iluminada.

  • Período sinódico da Lua

O chamado período sinódico da Lua é o tempo gasto entre duas fases iguais consecutivas. Esse intervalo de tempo é de aproximadamente 29 dias.

  • Rotação da Lua

O tempo gasto para que a Lua complete um giro ao redor da Terra é o mesmo tempo gasto para que ela complete uma volta completa ao redor de si mesma. Isso faz com que a Lua sempre mantenha a mesma face voltada para a Terra.

  • Eclipse Lunar

O eclipse luar ocorre quando a Terra posiciona-se entre a Lua e o Sol, ou seja, ocorre na posição referente à Lua Cheia. Todavia, não ocorre eclipse lunar em toda Lua cheia, pois a ocorrência do fenômeno depende do alinhamento da órbita da Lua com as órbitas da Terra e do Sol.