Força de atrito

A força de atrito surge em razão do contato entre a superfície e o corpo sobre ela. Ela pode ser do tipo cinética ou estática.

O calor gerado pelo atrito acende o palito de fósforo
O calor gerado pelo atrito acende o palito de fósforo

A força F aplicada horizontalmente no corpo abaixo atua com a finalidade de movimentar o objeto. No entanto, existe uma força oposta à força F, denominada de força de atrito, que se opõe a esse movimento.

A força de atrito surge pelo contato dos corpos com a superfície onde são colocados. Ela só pode ser notada a partir da aplicação de uma força externa ao corpo, como a força F da figura acima.

  • A influência da superfície

Dependendo das características da superfície, ela pode gerar mais ou menos atrito. Superfícies rugosas, repletas de pequenas falhas ou altamente aderentes geram muito atrito e dificultam o movimento dos objetos. As superfícies lisas ou polidas, por sua vez, oferecem pouca resistência ao movimento.

A grandeza adimensional chamada de coeficiente de atrito (μ) caracteriza as superfícies em relação ao atrito imposto por elas. Quanto maior é o coeficiente de atrito, maior é a dificuldade imposta pela superfície ao movimento.

  • O atrito estático

A força de atrito é determinada pelo produto do coeficiente de atrito e a força normal que atua sobre o corpo. Se o objetivo estiver parado, a força que se opõe ao movimento será denominada de força de atrito estático. Para que haja movimento, a força necessária para movimentar o objeto deve superar a força de atrito estático.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nessa equação, μe significa coeficiente de atrito estático e caracteriza a superfície quando sobre ela está um objeto em repouso.

  • O atrito cinético

A força externa aplicada a um corpo só poderá gerar movimento no momento em que ela vencer a força de atrito estático. Quando isso ocorre, a força de atrito não deixa de existir, mas passa a ser denominada de força de atrito cinético ou dinâmico. Essa força ainda se opõe ao movimento, mas com menor intensidade.

Nessa equação, μc significa coeficiente de atrito cinético e caracteriza a superfície quando sobre ela existe um objeto já em movimento.

Os valores dos coeficientes de atrito estático são sempre maiores que os valores dos coeficientes de atrito cinético.

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos relacionados

Coeficiente de atrito

Clique aqui e conheça o coeficiente de atrito, grandeza fundamental para a compreensão das forças de atrito!

Como funcionam os freios ABS?

Clique aqui para descobrir como funcionam os freios ABS, tipos de freio obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil a partir de 2014.

Força de atrito cinético

Veja aqui a definição de força de atrito cinético e conheça também em quais situações nos deparamos com essa força.

Força de atrito estático

Aprenda aqui a definição de força de atrito estático e veja também em quais situações nos deparamos com essa força.

Leis do atrito cinético

Entendendo as características gerais que regem as leis do atrito cinético.

Modelo experimental para força de atrito

Veja aqui como testar a força de atrito através de um modelo experimental.

O Atrito Pode ser Útil

Você sabia que, em uma superfície sem atrito, a pessoa não conseguiria caminhar? Clique e entenda!

O Atrito em nosso favor

Se não houvesse o atrito, não poderíamos andar ou segurar objetos. Clique e aprenda como essa força funciona a nosso favor.

O que é força?

Clique aqui para entender o que é força, a grandeza vetorial que se relaciona com ações como empurrar e chutar.

Plano inclinado com atrito

Clique aqui e saiba o que é o plano inclinado com atrito. Conheça suas principais características e saiba quais são suas fórmulas.

Primeira Lei de Newton

Clique aqui e conheça o enunciado da primeira lei de Newton. Veja exemplos e tenha acesso a exercícios resolvidos sobre o assunto.

Ângulo de atrito

Veja aqui como podemos determinar o ângulo de atrito fazendo uso do plano inclinado.