Alunos Online


Força Nuclear

Um átomo é formado por um núcleo e uma eletrosfera. O núcleo é constituído por prótons (cargas positivas) e nêutrons (partículas sem carga elétrica), além dos elétrons (cargas negativas) na eletrosfera que giram ao redor do núcleo em determinadas órbitas.  Do estudo de eletricidade sabemos que cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinal contrário se atraem, sendo assim, como é possível que os prótons, cargas de sinal positivo, fiquem todos no núcleo atômico?

Isso é possível em virtude da existência de outra força na natureza, além das forças gravitacional e elétrica, que é a força nuclear.

FORÇA NUCLEAR

A força nuclear é uma força atrativa que age entre os prótons quando estes estão separados por uma distância igual ou inferior a 10-15m. A força nuclear é muito mais intensa que a foça elétrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como no núcleo do átomo os prótons estão separados por uma distância inferior a 10-15m, eles são fortemente atraídos uns pelos outros pela força nuclear que faz com que eles fiquem unidos no núcleo. Além de agir entre prótons, essa força age entre os nêutrons e entre nêutrons e prótons, garantindo assim a estabilidade nuclear. Devido ao fato de a força nuclear ser muito mais intensa que a força elétrica, é mais fácil arrancar elétrons da eletrosfera, onde não há interação da força nuclear, do que prótons e nêutrons do núcleo atômico, por isso quando um átomo está eletrizado positivamente, dizemos que ele perdeu elétrons, e quando está eletrizado negativamente, que ganhou elétrons.

A força nuclear também é conhecida como interação forte.

A força nuclear age no núcleo do átomo e garante sua estabilidade

A força nuclear age no núcleo do átomo e garante sua estabilidade

Por: Nathan Augusto Ferreira