Alunos Online


Grandes nomes da Física

Aqui você conhecerá a trajetória e as principais contribuições dos grandes nomes da Física, isto é, os cientistas que realizaram grandes feitos para essa área.

Por: Joab Silas da Silva Júnior Precisamos conhecer a história dos cientistas que deram importantes contribuições à Física

Precisamos conhecer a história dos cientistas que deram importantes contribuições à Física

Ao se deparar com a ocorrência de fenômenos naturais, o homem sempre tentou explicá-los de alguma forma. As explicações iniciais eram baseadas nos poderes das diversas divindades adoradas. Os fenômenos naturais eram reconhecidos como a manifestação de um deus específico. Isso fica claro ao reparamos as atribuições do domínio dos mares a Poseidon e do domínio dos raios e trovões a Zeus.

Quando se inicia a história da Física?

Podemos afirmar que a história da Física iniciou-se quando o homem conseguiu compreender que os fenômenos são naturais e não fruto de obras divinas. Essa compreensão veio principalmente da observação insistente dos fenômenos, o que levou à percepção de sua regularidade. A Física e as demais ciências começaram a se desenvolver com as contribuições dos filósofos gregos, como Aristóteles, que deu importantes contribuições para a compreensão do movimento dos corpos e da gravidade.

A Física desenvolveu-se de forma significativa depois da Idade Média. No século XVI, podemos citar as contribuições de Nicolau Copérnico para a desconstrução do pensamento geocêntrico do universo. Por meio de observação e estudo, Copérnico propôs que o Sistema Solar era estruturado de forma que os planetas orbitavam ao redor do Sol.

Ainda no século XVI, a ciência foi transformada pelas contribuições de Galileu Galilei, responsável pelo uso do método científico, que propôs que a regularidade dos fenômenos deveria ser observada e que as explicações deveriam ser feitas por meio de experimentos e padrões matemáticos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isaac Newton marcou também a história da Física, no século XVII, com as chamadas leis de Newton, que explicam inúmeros fenômenos cotidianos e são a base para o estudo da Mecânica.

A Primeira Revolução Industrial, que mudou o modo de produção das indústrias no século XVIII, foi possível por causas dos avanços nos estudos da Termodinâmica. Esses estudos possibilitaram a criação das máquinas térmicas, que passaram a substituir a força humana. Sadi Carnot destacou-se nesse tempo por propor uma ciclo específico para o funcionamento das máquinas. O Ciclo de Carnot mostra a forma de se obter o rendimento máximo de uma máquina.

O século XIX foi marcado pelo desenvolvimento de tecnologias relacionadas com o Eetromagnetismo e com a indução eletromagnética, principalmente por meio das contribuições de Michael Faraday e Nikola Tesla. Temos hoje inúmeras tecnologias que funcionam por meio de fenômenos elétricos e magnéticos.

Albert Einstein marcou o século XIX com teorias que revolucionaram a forma de pensar e de fazer ciência. Suas principais contribuições estão relacionadas com a correta explicação do efeito fotoelétrico e o desenvolvimento da teoria da relatividade.

Atualmente, a Física dedica-se princialmente ao desenvolvimento da Mecânica Quântica com o enfoque na tentativa de compreender melhor como foi formado o universo.

Logo mais abaixo, você encontrará textos específicos que contam a trajetória dos grandes nomes da Física, bem como suas contribuições para essa ciência.

Bons estudos!

Artigos de Grandes nomes da Física