Heureca

Arquimedes ficou tão feliz com uma descoberta que saiu pelas ruas gritando “Heureca, Heureca!”. Essa expressão significa “achei!”.

Por Domiciano Correa Marques da Silva
Arquimedes decifrando o enigma da coroa
Arquimedes decifrando o enigma da coroa
PUBLICIDADE

Na época do Império Romano, Arquimedes morava na ilha da Sicília, em uma cidade chamada Siracusa. Ele era bastante conhecido por suas invenções.

O rei da ilha, certa vez, pagou a um artesão para que lhe fizesse uma coroa completamente de ouro. Desconfiado da honestidade do artesão, logo após receber a coroa, incumbiu Arquimedes de descobrir se a coroa era feita realmente de ouro, mas sem derretê-la.

A solução surgiu quando Arquimedes tomava banho. Ao entrar na banheira cheia de água, ele percebeu que parte do volume do líquido transbordava. Então, imediatamente, concluiu que era possível medir o volume de qualquer corpo, por mais deformado ou irregular que fosse, usando apenas água.

Para isso, bastava mergulhar o objeto do qual se desejasse medir o volume num recipiente totalmente cheio de água e então recolher o líquido que transbordava, sendo o volume do corpo igual ao volume da água recolhida.

Dizem, historicamente, que de tão feliz com a descoberta, Arquimedes saiu pelas ruas gritando “Heureca, Heureca”, que significa “achei, achei”.

Dessa maneira, Arquimedes resolveu o problema do rei. Ele primeiro mediu, utilizando uma balança, a massa de uma mesma porção de ouro equivalente à massa da coroa, mergulhou-a num recipiente completamente cheio de água e recolheu o líquido transbordado.

Repetiu o procedimento com a porção de ouro. Como as massas das coroas eram iguais, Arquimedes concluiu que, caso a coroa fosse de ouro puro, o volume de água transbordada de ambos os recipientes seria igual.

Alguns historiadores afirmam que os volumes que transbordaram eram diferentes, ou seja, o volume de água eliminado pela coroa era maior. Com isso, Arquimedes concluiu que a coroa não era feita de ouro puro. Isso pode ser explicado pelo fato de a densidade da coroa ser menor que a massa específica do ouro, ou seja, ela era formada pela mistura de ouro com outro elemento químico de massa específica menor.

Foi Arquimedes quem desenvolveu as bases da hidrostática, e quem verificou a existência da força que os fluidos exercem nos corpos, denominada de empuxo.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Divisão binária
Por que a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada?

..................................................

Tritongo
Você sabe identificar esse tipo de encontro vocálico?

..................................................