Alunos Online


Indução eletromagnética

A indução eletromagnética é um fenômeno que se baseia no surgimento de uma corrente elétrica induzida em um condutor submetido a uma variação de fluxo magnético.

Por: Mariane Mendes Teixeira O transformador de tensão é um dispositivo que funciona com base no princípio da indução eletromagnética

O transformador de tensão é um dispositivo que funciona com base no princípio da indução eletromagnética

No ano de 1820, o físico dinamarquês Oersted demonstrou experimentalmente que a corrente elétrica gera em sua volta campo magnético. Essa descoberta fez com que vários cientistas da época imaginassem a situação contrária, ou seja, a variação de campo magnético também daria origem a uma corrente elétrica.

Essa teoria somente foi comprovada por Faraday em 1831. Acreditava-se na época que a corrente elétrica era um tipo de fluido e que, se fosse submetida a uma variação de fluxo magnético, entraria em movimento. Assim, após realizar uma série de experimentos, ele chegou à teoria denominada indução eletromagnética. Veja na figura a seguir uma das experiências realizadas por Faraday:

Experimento feito por Faraday para demonstrar a indução magnética
Experimento feito por Faraday para demonstrar a indução magnética

A figura mostra como foi o experimento feito por Faraday para demonstrar a indução magnética. Um imã é aproximado de uma espira condutora conectada a um amperímetro. O movimento do imã causa uma variação de fluxo magnético através da espira, e o ponteiro do amperímetro deflete, demonstrando a existência de corrente elétrica através da espira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O fluxo de campo magnético corresponde ao número de linhas de campo magnético que atravessam uma superfície. Quanto maior o número de linhas que atravessam um condutor, maior será a corrente elétrica nesse condutor.

Lei de Faraday

Faraday concluiu a partir de seus experimentos que, se existe corrente elétrica através de um condutor aproximado de uma variação de fluxo magnético, também existe uma força eletromotriz induzida. Essas conclusões levaram-no a enunciar a seguinte lei:

A força eletromotriz induzida ε é diretamente proporcional à variação de fluxo magnético ΔΦ e inversamente proporcional ao tempo Δt em que essa variação ocorre”.

Essa lei pode ser expressa matematicamente com a equação:

ε = - ΔΦ
        Δt

A descoberta da indução eletromagnética possibilitou a invenção de vários instrumentos, entre eles os motores elétricos, que são fundamentais para o funcionamento de diversos aparelhos domésticos, como liquidificadores, motores de geladeira, bombeadores de água, entre outros; além dos transformadores, que são indispensáveis em praticamente todos os eletrodomésticos que possuímos, já que os seus componentes eletrônicos não podem operar com a tensão fornecida pelas companhias energéticas.