Alunos Online


Infravermelho

Por: Domiciano Correa Marques da Silva Imagem ilustrando a radiação infravermelha emitida pelas pessoas e pelo ambiente.

Imagem ilustrando a radiação infravermelha emitida pelas pessoas e pelo ambiente.

A radiação infravermelha, representada pela letra λ está na faixa de 770 nm a 1 mm,   era mais conhecida, por muito tempo, como radiação térmica. Embora seja invisível, essa radiação pode ser percebida por suas propriedades de aquecimento, ou seja, tem como principal efeito o aquecer dos objetos. Isto se dá pelo fato de a radiação infravermelha ter frequência da mesma ordem de grandeza da frequência de oscilação das moléculas que constituem os objetos.

A radiação infravermelha que vem do Sol é quase toda absorvida na atmosfera e apenas uma pequena fração dela chega diretamente à superfície da Terra. Mesmo emitindo menos energia nesta região do que na região do visível, a radiação infravermelha é responsável por manter a temperatura da Terra.

Todos os objetos, devido à agitação térmica de seus átomos e moléculas, emitem radiação que na temperatura ambiente, está na faixa do infravermelho. Ao detectar esta radiação, podemos determinar a temperatura do objeto. Câmaras especiais, sensíveis ao infravermelho, são usadas para medir a temperatura e localizar pessoas ou objetos mais quentes. A radiação infravermelha também é usada para determinar a temperatura de fornos onde não é possível usar termômetros convencionais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)