Isaac Newton

Isaac Newton foi um dos maiores cientistas da História, pois realizou grandes contribuições para a Física, Astronomia, Química, Matemática, Alquimia, Teologia etc.

Por Joab Silas da Silva Júnior
As contribuições de Newton fundamentaram a Física Clássica
As contribuições de Newton fundamentaram a Física Clássica
PUBLICIDADE

Isaac Newton nasceu no dia 04 de janeiro de 1643, em uma pequena aldeia da Inglaterra. Nasceu prematuro e bem cedo perdeu o pai, passando a infância aos cuidados de sua avó. Retornou à casa de sua mãe apenas aos 14 anos. Desde cedo Newton apresentava uma rara habilidade na construção de pequenos instrumentos, como moinhos e quadrantes solares. Não é à toa que anos mais tarde suas contribuições puderam ampliar a capacidade dos telescópios em cerca de 20 vezes.

Ao completar 18 anos, ingressou no Trinity College da Universidade de Cambridge, onde estudou Ciências Exatas e formou-se no ano de 1665. Nessa época, foi forçado a voltar para a casa de sua mãe em virtude da epidemia de peste bubônica que assolou a Inglaterra, matando milhares de pessoas.

Foi nessa época que Newton iniciou seus estudos sobre os fundamentos básicos da Mecânica, corpos celestes, gravitação, métodos de cálculo diferencial e integral etc. Em 1667, ao retornar à universidade, desenvolveu ainda mais seus estudos, criando equipamentos como o telescópio refletor, lentes, espelhos etc.

Newton durante estudos relacionados à Óptica
Newton durante estudos relacionados à Óptica

Incentivado pelo astrônomo Edmund Halley, Newton desenvolveu suas ideias e, em 1687, publicou a sua principal obra: Philosophiae Naturales Principia Mathematica – Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. Nessa obra as ideias de Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica, ação e reação foram descritas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Suas contribuições no ramo das Ciências foram muito vastas. Newton desenvolveu novas ferramentas matemáticas, equipamentos científicos, descobriu a causa das marés, desenvolveu trabalhos na área de Química e até previu o fim dos tempos baseando-se no livro bíblico de Daniel, em que o profeta tem sonhos a respeito dos dias finais da Terra. Para Newton, o mundo acabará no ano de 2060.

Além de suas contribuições científicas, Newton pertenceu ao Parlamento, foi nomeado superintendente da Casa da Moeda, compôs e presidiu a Royal Society, fez fortuna na Bolsa de Valores londrina e recebeu o título de “Sir” da Rainha Ana da Grã-Bretanha, em 1705.

Estátua de Newton na Universidade de Cambridge *
Estátua de Newton na Universidade de Cambridge *

Em 1727, aos 84 anos, Isaac Newton morreu por causa de complicações renais. A importância da vida e das descobertas desse ilustre cientista estão traduzidas na frase do poeta inglês Alexander Pope:

A natureza e as suas leis estavam imersas em trevas; Deus disse “Haja Newton” e tudo se iluminou.”

Crédito da imagem: PlusONE Shutterstock.com

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Regra de três
Listamos os três erros mais comuns em regra de três.

..................................................

Fígado
Você conhece todas as funções desse órgão no organismo?

..................................................