Johannes Kepler

Johannes Kepler foi um astrônomo alemão que deu contribuições muito preciosas para a Astronomia, mostrando a realidade do modelo heliocêntrico.

Em sua obra máxima, Kepler mostrou que os planetas descrevem trajetórias elípticas ao redor do Sol
Em sua obra máxima, Kepler mostrou que os planetas descrevem trajetórias elípticas ao redor do Sol

Johannes Kepler nasceu no ano de 1571, na cidade alemã de Weil der Stadt. Teve uma vida muito conturbada, pois era uma pessoa de saúde frágil. Seu pai era um mercenário de reputação duvidosa que abandonou a família quando ele tinha apenas cinco anos. Sua mãe, Katharina Guldenmann, filha de um dono de hospedaria, era uma curandeira que foi acusada e julgada por bruxaria.

Primeiro trabalho publicado

Em 1594, aos 23 anos, Kepler tornou-se professor de Matemática e Astronomia na Escola de Graz e, em 1595, publicou seu grande primeiro trabalho: o livro Mysterium Cosmographicum (O Mistério Cosmográfico), que é considerado a primeira defesa pública das ideias copérnicas e apresentou Kepler como um talentoso astrônomo. Em 1597, ele se tornou o terceiro marido da então viúva Bárbara Müller, com quem teve três filhos.

Kepler e Tycho Brahe

A partir de 1600, Kepler iniciou seus trabalhos como assistente do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe. Esse astrônomo possuía anos de observações e anotações astronômicas, as quais Kepler tinha interesse de analisar, mas Brahe, durante certo tempo, dificultou o acesso de Kepler aos seus preciosos dados. O trabalho proposto por Tycho Brahe a Kepler era o de construir as chamadas Tábuas Rudolfinas, tábuas que continham cálculos logarítmicos para determinação da posição de planetas no céu visível. A intenção de Brahe era a de aproveitar o extremo talento matemático de Kepler.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estátua de Johannes Kepler e Tycho Brahe na cidade de Praga – República Tcheca
Estátua de Johannes Kepler e Tycho Brahe na cidade de Praga – República Tcheca

Após a morte inesperada de Tycho Brahe em outubro de 1601, Kepler foi nomeado em seu lugar como astrônomo e matemático imperial. Nos anos seguintes, Kepler utilizou os dados astronômicos de seu antecessor para desenvolver suas ideias, que eram firmadas em suas fortes convicções religiosas.

A obra máxima de Kepler, intitulada de Harmonices Mundi (Harmonia dos mundos), trouxe ideias que revolucionaram o mundo da astronomia e deram suporte para o desenvolvimento de teorias de cientistas como Isaac Newton. Nessa obra, Kepler mostra um diagrama em que o Sol está no centro e os planetas giram ao seu redor descrevendo trajetórias elípticas. Johannes Kepler morreu no dia 15 de novembro de 1630, aos 58 anos de idade.

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos relacionados

A terceira lei de Kepler e a velocidade orbital

Veja aqui a definição da terceira lei de Kepler e veja também sua relação com a velocidade orbital de um planeta.

Carl Sagan

Clique aqui para saber mais sobre a vida de Carl Sagan, astrônomo e astrofísico estadunidense que publicou inúmeros trabalhos sobre o Universo.

Cinco grandes marcos da Astronomia

Desde a Antiguidade, a humanidade observa o céu noturno em busca de respostas. Ao perceberem padrões nos movimentos dos astros, as civilizações antigas puderam predizer quais seriam as melhores épocas de colheita, plantio, bem como a chegada das estações do ano. Conheça aqui alguns dos marcos mais importantes da Astronomia!

Curiosidades sobre o Sistema Solar

Acesse este link e conheça algumas curiosidades sobre o Sistema Solar e os seus planetas. O Sistema Solar encontra-se em um dos braços da galáxia, a uma distância de 27.000 anos-luz em relação ao centro da galáxia, orbitando-o a uma velocidade de 200 km/s e completando uma volta a cada 225 milhões de anos.

Existe a quarta lei de Kepler?

Existe a quarta lei de Kepler? Clique aqui e saiba se de fato existe uma quarta lei para o movimento planetário.

Gravitação

Você sabe o que é gravitação? Clique aqui e conheça importantes estudos de Newton sobre essa questão.

História da construção dos modelos planetários

Veja como ocorreu o desenrolar da construção dos modelos planetários. É só clicar aqui!

Leis de Kepler

Conheça as três Leis de Kepler utilizadas para descrever o movimento planetário.

Missão Kepler

Saiba mais sobre a missão Kepler, atividade executada pela NASA que tem por objetivo descobrir novos mundos!

Primeira lei de Kepler

Clique aqui e conheça a Primeira lei de Kepler, que nos mostra como é a trajetória dos planetas ao redor do Sol.

Richard Feynman

Clique aqui e conheça a história de Richard Feynman, físico estadunidense que, em 1959, introduziu o conceito de nanotecnologia.

Segunda lei de Kepler

Clique aqui e conheça a Segunda lei de Kepler, a chamada lei das áreas, que trata do movimento dos planetas em trajetórias elípticas.

Thomas Edison

Clique aqui para saber detalhes sobre a vida pessoal e profissional do inventor Thomas Edison e veja informações a respeito de algumas de suas principais invenções.