Alunos Online


Linhas de força

As linhas de força são construções geométricas criadas por Michael Faraday e são muito úteis para se visualizar a direção do campo elétrico produzido por uma ou mais cargas elétricas.

Linha de força é uma linha imaginária cuja tangente é capaz de mostrar a direção do campo elétrico resultante de uma distribuição espacial de cargas. O conceito de linha de força foi introduzido por Michael Faraday para auxiliar a visualização do campo elétrico produzido por cargas em repouso.

Veja também: Michael Faraday


Linhas de força de cargas puntuais positivas e negativas

Carga puntual é aquela cujas dimensões podem ser desprezadas por serem muito pequenas. As linhas de força presentes nas cargas elétricas positivas e negativas diferem entre si. As linhas de força das cargas positivas são radiais (na direção do raio) e apontam sempre para fora da carga. As linhas de força das cargas negativas também são radiais, mas apontam para dentro da carga. Observe a figura a seguir:
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Veja também: Carga elétrica

Linhas de força para múltiplas cargas elétricas

Quando há mais de uma carga elétrica, como no caso ilustrado pela figura a seguir, as linhas de força coincidem entre si, saindo das cargas positivas e adentrando as cargas negativas:
 


Observe a figura a seguir onde são mostradas as linhas de força de duas cargas de sinal positivo:
 


É importante notar que as linhas de força não se cruzam, já que elas já representam a tangente do campo elétrico resultante. Além disso, as linhas de força são sempre abertas, ou seja, elas nunca podem começar em uma carga e terminar nessa mesma carga.

As linhas de força são usadas para facilitar a visualização da direção e sentido do campo elétrico de uma ou mais cargas

As linhas de força são usadas para facilitar a visualização da direção e sentido do campo elétrico de uma ou mais cargas

Por: Rafael Helerbrock