Miragens no frio

As miragens são geradas a partir de um desvio causado na trajetória da luz. Esse fenômeno não é exclusivo de locais quentes e pode ocorrer no frio extremo.

Por Joab Silas da Silva Júnior
Miragens em locais de frio extremo são mais raras e ocorrem em posições superiores
Miragens em locais de frio extremo são mais raras e ocorrem em posições superiores
PUBLICIDADE

Palavra derivada da expressão em francês se mirer, que significa “ver refletido”, miragens são fenômenos ópticos ocasionados por desvios gerados na trajetória da luz. Geralmente, a ocorrência desse fenômeno está associada somente a lugares quentes como desertos, mas em locais de frio extremo é possível também observar a formação de miragens.

Miragens em locais quentes

As miragens em locais quentes são mais comuns, por isso, é normal pensar que esse fenômeno acontece somente em ambientes de alta temperatura. Em lugares com temperatura elevada, ocorrem as chamadas miragens inferiores, quando a imagem do objeto é formada em posições inferiores às posições reais.

Miragem inferior

Em lugares quentes, quanto mais próximo do solo, maior será a temperatura das camadas de ar. Sabendo que temperatura e densidade são grandezas inversamente proporcionais, quanto mais próximo do solo, menor será a densidade do ar. A densidade influencia no índice de refração do meio, assim, quanto menor a densidade, menor será o índice de refração do material.

A luz proveniente do objeto, ao seguir uma trajetória em direção ao solo, sofre sucessivas refrações, sempre das regiões de maior para as de menor índice de refração. Em determinado momento, os feixes de luz sofrem o fenômeno da reflexão total, o que inicia, portanto, um movimento oposto dos raios de luz e possibilita a formação de imagens em posições inferiores às reais posições do objeto.

Abaixo do veículo é possível perceber a formação de uma imagem
Abaixo do veículo é possível perceber a formação de uma imagem

Miragens no frio

Em regiões de frio extremo, o fenômeno das miragens também pode ocorrer, porém sua ocorrência é mais rara. O processo de formação das miragens no frio é semelhante ao da formação das miragens em locais quentes. A diferença básica é que, quanto mais próximo do solo em locais frios, menor será a temperatura e, por isso, maior será a densidade do ar nessa posição.

As miragens de lugares frios surgem em posição acima da posição real do objeto e, em razão disso, são denominadas de miragens superiores.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Divisão binária
Por que a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada?

..................................................

Tritongo
Você sabe identificar esse tipo de encontro vocálico?

..................................................