Alunos Online


O Espectro Eletromagnético

O espectro eletromagnético é o intervalo completo de todos os tipos de radiação eletromagnética, que vai desde as ondas de rádio até a radiação gama. É importante destacar que todas as ondas que compõem o espectro se propagam no vácuo com a mesma velocidade de 3 x 108 m/s e podem ser originadas a partir da aceleração de cargas elétricas. A faixa de luz visível ao olho humano também faz parte desse quadro de radiação eletromagnética, no entanto, sua faixa é muito pequena se comparada com a dos outros comprimentos de onda.

No século XIX, o famoso físico James Clerk Maxwell estruturou um conjunto de quatro equações, chamadas de equações de Maxwell, que sintetizou todos os conhecimentos a cerca do assunto do eletromagnetismo que foram adquiridos até aquela época. Por meio dessas equações, Maxwell previu a existência das ondas eletromagnéticas e desde então houve inúmeros progressos com relação aos estudos sobre o eletromagnetismo.

As ondas de rádio

São ondas eletromagnéticas que possuem freqüências baixas, se aproximam de 108 hertz, são utilizadas pelas emissoras de rádio para fazer as transmissões, nesses locais existem circuitos elétricos específicos que provocam a oscilação de elétrons da antena emissora. Os elétrons são acelerados e emitem ondas que são captadas pelas antenas receptoras.

As microondas

São ondas com freqüências mais altas que as das ondas de rádio. Elas possuem freqüências que estão compreendidas entre o intervalo de 108 hertz e 1011 hertz. Na atualidade, essas ondas são amplamente utilizadas no ramo das telecomunicações como também nos aparelhos de microondas.

A radiação visível

São as radiações luminosas, as quais possuem faixa de freqüência compreendida no intervalo entre 4,6 x 1014 hertz e 6,7 x 1014 hertz. Elas são muito importantes para os seres humanos, pois estimulam a visão. Essas radiações possuem uma faixa muito pequena se comparada com as outras faixas do espectro eletromagnético.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Faixa de luz visível ao olho humano

Faixa de luz visível ao olho humano

Por: Marco Aurélio da Silva