O que é força?

Você sabe dizer o que é força? Grosso modo, trata-se da grandeza vetorial que é capaz de gerar variação de velocidade e que está relacionada com ações como puxar e empurrar.

Por Joab Silas da Silva Júnior
A força está relacionada com ações como puxar e empurrar.
A força está relacionada com ações como puxar e empurrar.
PUBLICIDADE

Não há uma definição para o que é força. As descrições dessa grandeza sempre dizem o que ela gera, o que ela faz, mas nunca o que ela é! Podemos entender a força como uma grandeza vetorial que gera aceleração e que está relacionada com ações como quebrar, puxar, chutar, empurrar, torcer etc.

  • Segunda lei de Newton

Chamada de Princípio Fundamental da Dinâmica, a Segunda lei de Newton mostra a relação entre força e aceleração. Só existirá variação de velocidade (o que caracteriza aceleração) se existir uma força resultante não nula atuando sobre um corpo. Se a aceleração for nula, o objeto estará em movimento retilíneo uniforme ou em repouso.

Segunda lei de Newton

A Primeira lei de Newton diz que a única coisa que é capaz de tirar um corpo de seu estado inicial de movimento retilíneo uniforme ou repouso é uma força.

  • Forças de contato e forças de campo

As forças aplicadas no contato direto entre dois corpos são chamadas de forças de contato. Empurrar um livro sobre uma mesa é um exemplo de força de contato.

Forças que atuam a distância, sem contato direto entre os corpos, são denominadas de forças de campo. O maior exemplo desse tipo de força é a gravidade. Mesmo a 150.000.000 km de distância, a Terra está sob ação da força de atração gravitacional do Sol.

  • Equilíbrio

Quando a soma de todas as forças que atuam sobre um corpo é nula, dizemos que o objeto está em uma situação de equilíbrio. Para que um edifício mantenha-se de pé, é necessário que a soma das forças atuantes sobre ele seja igual a zero.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Divisão binária
Por que a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada?

..................................................

Tritongo
Você sabe identificar esse tipo de encontro vocálico?

..................................................