Alunos Online


Potência dissipada por um resistor

A potencia dissipada por um resistor é dada em função da diferença de potencial, da corrente elétrica e da resistência do resistor.

Por: Joab Silas da Silva Júnior O filamento de tungstênio da lâmpada incandescente é um resistor que libera calor e pode ter a sua potência determinada

O filamento de tungstênio da lâmpada incandescente é um resistor que libera calor e pode ter a sua potência determinada

A potência é fruto da razão entre a energia consumida em uma atividade e o tempo gasto para a realização dela, portanto:

Potência = Energia
                Tempo

Como a unidade de energia é o joule (J) e a unidade de tempo é o segundo (s), a potência é dada em joules por segundo (J/s), unidade que é chamada de watt (W) em homenagem ao cientista escocês James Watt, responsável pelo melhoramento de motores a vapor.

Em se tratando de equipamentos elétricos, a definição de potência é a mesma, mas a sua determinação é feita por meio do produto da diferença de potencial (V) à qual se submete o aparelho pela corrente elétrica (i) que o percorre, sendo assim, temos:

P = V.i

Ainda nesse caso a potência é fornecida na unidade watt (W).

  • Potência dissipada por um resistor

Alguns aparelhos elétricos cumprem a função de apenas transformar energia elétrica em energia térmica (calor), processo que é chamado de efeito Joule. Equipamentos como ferro elétrico, aquecedores e chuveiro elétrico fazem a conversão de energia elétrica em calor por meio de um resistor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Transformação de energia elétrica em calor em uma churrasqueira elétrica
Transformação de energia elétrica em calor em uma churrasqueira elétrica

Nesse caso, pode-se deduzir duas equações para determinar a potência consumida por tais resistores. Para a determinação dessas equações, vamos partir da definição da potência elétrica dada acima:

P = V.i

Por causa da Primeira lei de Ohm, sabemos que a diferença de potencial é o produto da resistência do resistor pela corrente elétrica:

V = R . i

Substituindo uma equação na outra, temos:

P = V . i

P = R . i . i

P = R . i2

Isolando a corrente elétrica na primeira lei de Ohm, temos:

i = V/R

Voltando à equação-base da potência elétrica, ainda é possível escrever:

P = V . i

P = V . V
      R

P = V2
     R

A imagem abaixo pode auxiliar na memorização das equações para potência.