Alunos Online


Princípio de Huygens

O princípio de Huygens propõe que cada ponto de uma frente de onda comporta-se como uma fonte geradora de ondas, que são produzidas com as mesmas características da original.

Por: Joab Silas da Silva Júnior Christian Huygens**

Christian Huygens**

Christian Huygens foi um matemático, físico e astrônomo holandês nascido em 1629, em Den Haag, Países Baixos. Entre algumas de suas contribuições, estão o desenvolvimento do relógio de pêndulo, o aperfeiçoamento de lentes para telescópios e a consequente focalização dos anéis de Saturno.

Dos seus estudos relacionados com a Ondulatória, destacaremos o chamado princípio de Huygens, que afirma que cada ponto em uma frente de ondas comporta-se como uma nova fonte, sempre produzindo ondas com a mesma velocidade, frequência e comprimento da onda que lhe deu origem.

Cada linha vertical na imagem acima representa uma frente de onda, que se propaga na superfície da água de uma cuba de laboratório, por exemplo. De acordo com o cientista, cada ponto na frente de onda é uma nova fonte, que gera ondas sempre de mesma característica. Caso não haja obstáculos no caminho dessas ondas, cada ponto projetará a posição posterior da frente de onda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Difração

A difração é a capacidade das ondas de contornar obstáculos. Na imagem a seguir, ondas paralelas propagam-se em direção a uma fenda. Após passarem por esse espaço, as ondas transformam-se em semicírculos e atingem as regiões opostas ao obstáculo.

O princípio de Huyngens explica também a possibilidade de ocorrência da difração, pois cada ponto das frentes de onda, inclusive os pontos que chegam exatamente sobre a fenda, atua como uma nova fonte, assim, as ondas poderão não só passar pela fenda, mas também contornar os obstáculos impostos.