Produção do movimento nas máquinas térmicas

Esquema geral das partes de um pistão do motor de combustão interna
Esquema geral das partes de um pistão do motor de combustão interna

Como o motor do automóvel produz movimento?

As primeiras máquinas térmicas foram inventadas com a finalidade de retirar água das minas de carvão. A partir desse modelo de máquina térmica, hoje temos diversas delas espalhadas nos mais diversos lugares do mundo. Hoje sabemos que com o aperfeiçoamento dessas máquinas ganhamos mais conforto, dentre outras vantagens. O automóvel é um tipo aperfeiçoado de máquina térmica.

Em nosso cotidiano percebemos diversos modelos e marcas de automóveis. Essa diferença também se estende aos motores, porém, em todos eles existem peças e funções semelhantes. Em um motor à combustão, a energia química se transforma em energia mecânica e isso pode ser representado pelo movimento do pistão dentro do cilindro. Posteriormente, esse movimento é transferido às rodas. A energia mecânica é proveniente da pressão exercida por uma substância em estado gasoso no interior do cilindro.

A queima do combustível acontece no interior do cilindro, por esse motivo é que ele é denominado motor de combustão interna. Para que ocorra essa combustão, é necessária a aspiração de uma mistura de ar e combustível para dentro do cilindro, que faz um movimento de sobe e desce. Nesse momento, uma faísca dá início ao processo de queima. Os gases resultantes dessa explosão estão à alta pressão e temperatura, razão pela qual conseguem empurrar o pistão novamente para baixo.

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A combustão dos gases no interior do motor pode ser chamada de um processo contínuo. Pois, após a explosão (que faz a transformação de parte da energia interna do combustível em energia mecânica), as substâncias que restaram são retiradas para dar lugar a uma nova mistura. Por isso é que o motor do automóvel necessita de vários conjuntos de cilindro-pistão funcionando ao mesmo tempo e produzindo um movimento contínuo.

Atualmente, a maior parte dos automóveis tem motores com quatro cilindros. Em um determinado instante, cada um deles está em uma das quatro etapas do processo, trabalhando sincronizadamente. Dessa forma, sempre ocorrerá a explosão que é responsável pelo movimento.

Os motores de combustão interna têm muitas aplicações: movimentam aviões, tratores, barcos e máquinas de pequeno porte (como moedores de cana e geradores caseiros de energia elétrica). Em muitos desses motores, o combustível utilizado é o óleo diesel. Nesse caso, a vela de ignição é dispensável, porque, no momento em que o ar é aspirado e comprimido pelo pistão, injeta-se o diesel, que explode em contato com esse ar à temperatura elevada.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

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