Alunos Online


Propriedades da carga elétrica

A eletricidade é a parte da Física que estuda os fenômenos associados a uma propriedade física denominada carga elétrica. Sabemos que os fenômenos elétricos estão ligados à estrutura da matéria. Portanto, a carga elétrica é uma propriedade que está ligada diretamente a certas partículas elementares que constituem o átomo. Tais partículas são: prótons, elétrons e nêutrons.

Embora não seja possível descrever a carga elétrica com exata certeza, podemos conhecer suas características e propriedades. Abaixo temos as principais características e propriedades da carga elétrica.

1 – O princípio da conservação da carga elétrica diz que a carga elétrica total de um sistema eletricamente isolado é constante.

QA+ QB= Q'A+ Q'B

2 – O princípio da quantização da carga elétrica diz que a carga elétrica é quantizada, ou seja, a carga elétrica apresenta-se sempre em quantidades múltiplas e inteiras da carga elementar. Dessa forma, a quantidade de carga elétrica Q de um corpo qualquer é dada por:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Q=n.(±e)

Onde n é o número de elétrons em excesso ou em falta no corpo. O sinal (+) é usado quando o corpo apresenta falta de elétrons e o sinal (-) quando apresenta excesso de elétrons. Assim, podemos ver que a eletrização de um corpo é obtida pelo acréscimo ou pela retirada de elétrons.

3 – Existem dois tipos de carga elétrica, que apresentam comportamentos opostos: uma definida como negativa e outra como positiva.

4 – Cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais diferentes se atraem.

5 – Em todo átomo, o número de elétrons é igual ao número de prótons, ou seja, todo átomo é eletricamente neutro.

Uma descarga elétrica é composta por diversas cargas elétricas

Uma descarga elétrica é composta por diversas cargas elétricas

Por: Domiciano Correa Marques da Silva