Queda livre

Variação da quantidade de movimento na queda e na subida de uma bola
Variação da quantidade de movimento na queda e na subida de uma bola

Para iniciar nosso estudo a respeito da queda livre, relembremos um dito popular: “na descida todo santo ajuda”. Dentre os diversos movimentos que ocorrem na natureza, houve sempre interesse no estudo do movimento de queda dos corpos próximos à superfície da Terra.

O grande filósofo Aristóteles, cerca de 300 anos a. C., acreditava que, abandonando corpos de massas diferentes de uma mesma altura, seus tempos de queda não seriam iguais, ou seja, ele afirmava que o corpo de maior massa chegaria ao chão mais rápido que o corpo de menor massa. Hoje sabemos que essa afirmação não é verdadeira.

Podemos utilizar a segunda lei de Newton para analisar o movimento de queda livre. Isto é, a queda em que se considera desprezível a resistência do ar. Os objetos que interagem com a Terra sofrem a ação da força gravitacional, também denominada força peso ou simplesmente peso (P).

Essa força está associada à variação da quantidade de movimento. Durante a queda livre de um objeto, a força gravitacional está relacionada ao aumento no módulo de sua quantidade de movimento. Se esse objeto for lançado verticalmente para cima, o módulo de sua quantidade de movimento diminuirá durante a subida, pois está sob a ação da força gravitacional, que é oposta à velocidade de lançamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A segunda lei de Newton, aplicada ao movimento de queda livre, ou de lançamento vertical, pode ser expressa pela força gravitacional e variação da quantidade de movimento associada à queda num certo intervalo de tempo.

No lugar da variação da quantidade de movimento, podemos usar o produto da massa pela variação da velocidade em um intervalo de tempo:

Nessa formulação, a variação da velocidade em um intervalo de tempo corresponde a uma aceleração, que também recebe um nome especial: aceleração de queda ou aceleração da gravidade.

 

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Aceleração da gravidade

Clique aqui e saiba o que é a aceleração da gravidade, qual o seu valor em diferentes planetas, sua fórmula e como é calculada.

Determinando o tempo de queda

Melancia ou tomate, quem chega ao chão primeiro? Clique aqui entenda o cálculo do tempo de queda dos objetos.

Força normal

Descubra o que é a força normal e onda ela se encontra. Veja também as diferentes situações em que a força normal aparece.

Imponderabilidade

Clique aqui para entender a imponderabilidade, sensação de falta de peso que permite a “flutuação” dos astronautas em “gravidade zero”.

Lançamento oblíquo

Confira algumas propriedades do lançamento oblíquo, movimento composto de um movimento uniforme e de um movimento acelerado, que ocorrem simultaneamente em duas dimensões. Quando projéteis são lançados obliquamente, descrevem trajetórias parabólicas e levam, aproximadamente, o mesmo tempo para subir e para cair.

Peso de um corpo

Conheça a definição geral da força peso de um corpo.