Alunos Online


Reflexão de ondas

Em uma onda, de modo semelhante ao que acontece com a luz, também pode haver reflexão. A reflexão acontece quando uma onda que se propaga em um meio encontra um obstáculo, que separa esses dois meios, e retorna ao mesmo meio de propagação. A reflexão pode ocorrer total ou parcialmente.

Vamos imaginar uma corda esticada e fixada em uma parede, como mostra a figura abaixo. Ao sacudir a corda na extremidade livre, produz-se um pulso de onda para cima com direção à parede. Quando a onda (pulso) atinge a parede (P) ela é refletida com o pulso invertido, ocorrendo então o que chamamos de inversão de fase.

Essa inversão acontece com base na terceira lei de Newton, ação e reação. A onda atinge a parede com uma força (F), com a finalidade de produzir um deslocamento para cima, então a parede reage com uma força (-F) de mesma intensidade, mas com sentido contrário sobre a corda surgindo, dessa forma, um pulso invertido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Suponha que uma corda esticada esteja presa a um anel que pode se mover livremente para cima e para baixo. Ao sacudirmos a extremidade livre, produz-se então um pulso de onda para cima em direção a P. Quando a onda atingir o ponto P, ela produzirá uma elevação no anel, que logo sofrerá uma queda provocando a onda refletida sem inversão de fase, como mostra a figura abaixo.

Portanto, podemos dizer que quando temos uma corda esticada e presa a uma extremidade rígida há reflexão com inversão de fase. Para uma corda presa em uma extremidade móvel há reflexão sem inversão de fase.

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Ondas unidimensionais

Ondas unidimensionais

Por: Domiciano Correa Marques da Silva