Segunda Lei de Newton

A segunda lei de Newton faz relação com a força resultante que atua sobre o corpo e a aceleração adquirida por ele.

Isaac Newton
Isaac Newton

O estudo sobre os movimentos dos corpos é realizado desde a Antigüidade. Estudiosos, como Aristóteles, Galileu Galilei, Johannes Kepler e muitos outros, buscavam a explicação para os movimentos dos corpos. Baseados nos trabalhos de Galileu e Kepler, Sir Isaac Newton, um cientista inglês, mais conhecido como físico e matemático, descreveu a Lei da Gravitação Universal e um conjunto de princípios que descrevia a teoria sobre os movimentos dos corpos, denominados de princípios da dinâmica ou as leis de Newton. Foram três leis, a primeira diz que todo corpo quando livre da ação de forças ou está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. A terceira diz que toda ação corresponde a uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e sentidos contrários.

A segunda lei, conhecida também como princípio fundamental da dinâmica, é a lei que faz relação com a força resultante que atua sobre o corpo e a aceleração adquirida pelo mesmo. Ela diz que todo corpo, em repouso ou em movimento, necessita da aplicação de uma força para alterar o seu estado inicial. Ao se aplicar uma força sobre um corpo, como na gravura apresentada anteriormente, é possível perceber que o corpo ao se deslocar terá sua velocidade alterada. O conceito de força é bem intuitivo. Força é a causa que produz alteração na velocidade do corpo, ou seja, produz aceleração.

A mesma lei diz que a resultante das forças atuantes sobre um ponto material é igual ao produto da massa pela aceleração, matematicamente essa lei é representada através da seguinte equação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde força e aceleração são grandezas vetoriais e possuem a mesma direção, sentido e intensidades proporcionais. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de força é o newton (N), em homenagem a Sir Isaac Newton, e a unidade de aceleração é o metro por segundo ao quadrado (m/s2).

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Marco Aurélio da Silva

Artigos relacionados

Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton

Clique aqui e veja quais são as cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton, a base da Mecânica Clássica.

Isaac Newton

Acesse este artigo se quiser saber mais da vida de Isaac Newton, brilhante cientista inglês. Confira detalhes de sua vida pessoal e profissional.

Leis de Newton

Clique para saber tudo sobre as leis de Newton. Confira aqui quais são, suas fórmulas, suas aplicações, exercícios resolvidos e muito mais.

Peso de um corpo

Conheça a definição geral da força peso de um corpo.

Primeira Lei de Newton

Clique aqui e conheça o enunciado da primeira lei de Newton. Veja exemplos e tenha acesso a exercícios resolvidos sobre o assunto.

Resultante centrípeta

Veja aqui um estudo dos efeitos provocados pela resultante centrípeta.

Terceira lei de Newton

Clique para saber tudo sobre a terceira lei de Newton. Confira aqui o que ela diz, suas aplicações, além de exercícios resolvidos sobre o assunto.

Termômetro de Galileu

Entenda o funcionamento do Termômetro de Galileu, dispositivo que foi criado em 1593 e que recebeu o nome de seu inventor (Galileu Galilei). O termômetro baseia-se no comportamento da dilatação volumétrica da água. Veja a grande sacada de Galileu ao construir esse instrumento!