Alunos Online


Telescópio espacial James Webb

O telescópio espacial James Webb substituirá o telescópio Hubble. Seu lançamento está previsto para 2018, e ele ficará a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

Por: Joab Silas da Silva Júnior O telescópio James Webb é 100 vezes mais potente que o telescópio Hubble

O telescópio James Webb é 100 vezes mais potente que o telescópio Hubble

O telescópio espacial Hubble foi lançado em 1990 e, desde então, registra imagens fascinantes do universo. Posicionado a 600 km da atmosfera terrestre, o Hubble é um telescópio refletor que possui um espelho com 2,4 m de diâmetro. A partir das imagens fornecidas por esse telescópio, foi possível determinar a existência de uma infinidade de galáxias, analisar a evolução de estrelas, encontrar buracos negros, desvendar a evolução do universo etc.

Com o objetivo de potencializar as pesquisas referentes à formação do universo, um telescópio 100 vezes mais potente que o Hubble será lançado em 2018. O telescópio espacial James Webb é um projeto de 8,8 bilhões de dólares realizado pela NASA (Agência Espacial norte-americana) e que substituirá o “velho” Hubble.

Características do James Webb

  • Possui espelhos com, aproximadamente, o triplo do tamanho do espelho do Hubble;

  • Será posicionado a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros da Terra, em um ponto onde a gravidade do Sol e a gravidade da Terra anulam-se;

  • Captará a radiação infravermelha de inúmeros corpos celestes espalhados por todo o universo. Para evitar a interferência da radiação infravermelha gerada por si próprio, pelo Sol, pela Terra e Lua, operará em uma temperatura de - 233 °C;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • A grande distância entre o James Webb e a Terra impossibilitará uma missão tripulada para manutenção;

  • A precisão desse telescópio é tão grande que, se ele fosse instalado na Terra, seria possível enxergar um inseto na Lua;

  • James Webb é o nome de um administrador da NASA que atuou entre 1961 e 1968. Na administração de Webb, o projeto Apolo, que resultou na viagem do homem à Lua, foi desenvolvido.

Lançamento

Projetado para outubro de 2018, o telescópio espacial James Webb será lançado na Guiana Francesa por meio do foguete europeu Ariane 5.

A animação acima mostra o processo de estruturação do telescópio quando atingir o espaço.

Objetivos

Os principais objetivos do telescópio James Webb são: descobrir novas galáxias, observar sistemas planetários recém-formados, analisar a atmosfera de exoplanetas, procurar sinais de vida e desvendar o mistério da formação do Universo.