Teoria das Cordas

A Teoria das Cordas é resultado de um conjunto de tentativas de se unificarem as quatro interações fundamentais conhecidas da natureza: gravitação, eletromagnetismo e forças nuclear forte e fraca.

Por Rafael Helerbrock
A Teoria das Cordas é ambiciosa: é uma proposta de “teoria de tudo”, que une todas as interações conhecidas numa única descrição matemática

A Teoria das Cordas é um modelo físico-matemático cujos constituintes fundamentais são cordas oscilantes e unidimensionais, ou seja, que não apresentam altura ou profundidade, apenas comprimento. De acordo com essa teoria, a oscilação de pequenas cordas em diferentes frequências seria responsável por dar forma à realidade como a conhecemos.

Veja também: Interações fundamentais da natureza

A Teoria das Cordas abrange campos da física e da matemática extremamente complexos, por isso abordaremos seus aspectos mais básicos. Antes, porém, de prosseguirmos com a explicação dessa teoria, é necessário saber alguns princípios, apresentados abaixo.

Do que é feita a matéria?

De acordo com o Modelo Padrão da Física de Partículas, toda a matéria é constituída por átomos, que, por sua vez, são compostos por prótons, nêutrons e elétrons. Prótons e nêutrons formam-se pela união de partículas ainda menores, os quarks. Já os elétrons são partículas elementares, ou seja, não apresentam qualquer estrutura interna. Todas essas partículas, e muitas outras, interagem entre si por meio das forças fundamentais da natureza: eletromagnética, gravitacional, nuclear forte e fraca. Essas forças conseguem agir sobre a matéria por meio de bósons (partículas intermediárias das forças fundamentais), como fótons, bósons de Higgs, W e Z e, possivelmente, gravitons, cuja existência carece de comprovação experimental.

O Modelo Padrão obteve sucesso ao unificar os fenômenos quânticos e eletromagnéticos, no entanto foi incapaz de explicar a interação gravitacional. Por esse motivo, por volta de 1960, a Teoria das Cordas foi sugerida como tentativa de se produzir uma teoria quântica da gravidade.

Quer saber mais sobre o Modelo Padrão da Física de Partículas? Clique aqui.

Teoria das Cordas

Diferentemente do que propõe o Modelo Padrão, a Teoria das Cordas afirma que, se tivéssemos acesso a um microscópio extremamente poderoso, por meio do qual pudéssemos olhar diretamente partículas elementares, como elétrons e quarks, veríamos que sua estrutura é exatamente a mesma: são formados por minúsculas cordas fechadas e oscilantes. De acordo com essa teoria, a única diferença entre essas partículas seria o modo como vibram suas cordas. Estima-se que o tamanho dessas cordas seja compatível com o comprimento de Planck, reconhecido como o menor comprimento (cerca de 10-35 m) usado pela Mecânica Quântica e pela Relatividade Geral para descrever o comportamento das partículas. Assim, a única diferença entre um fóton e um elétron, por exemplo, seria a maneira como essas cordas infinitesimais oscilam.

A ideia central da Teoria das Cordas é que todas as partículas fundamentais são manifestações diferentes de um mesmo objeto básico: uma corda oscilante. Se a Teoria das Cordas estiver correta, tudo é feito de pequenas e invisíveis cordas.

Observe a figura abaixo, nela podemos ver os níveis estruturais de um diamante. O primeiro nível (1) é o macroscópico; o nível seguinte (2) mostra as ligações atômicas e as estruturas cristalinas formadas pelos átomos de carbono; no nível (3), vemos o átomo de carbono formado por prótons, nêutrons e elétrons; no nível (5), vemos os trios de quarks, que formam os prótons e nêutrons; no nível (6), por fim, temos as hipotéticas cordas, cujas oscilações seriam responsáveis por dar origem a todas as outras partículas.

Estrutura interna do diamante (adaptada), feita por Bruno P. Ramos*

Curiosidades sobre a Teoria das Cordas

• Um dos fatos mais surpreendentes relacionado à Teoria das Cordas é que, apesar de não ter sido testada experimentalmente, por meio dela, é possível derivar toda informação presente no Modelo Padrão da Física de Partículas.

• Existem duas vertentes da Teoria das Cordas, defendidas por grupos diferentes de físicos. Uma delas sugere que o Universo apresenta um total de 11 dimensões, enquanto a outra indica que haja pelo menos 26. Três dessas dimensões são nossas conhecidas de longa data, altura, largura e profundidade, conhecidas como dimensões espaciais. A quarta dimensão seria o tempo. Todas as demais estariam relacionadas às perturbações espaciais e temporais produzidas pelas oscilações das cordas, que dão origem aos fenômenos elétricos, magnéticos e nucleares.

*Imagem feita por Bruno P. Ramos [Domínio Público], retirada de Wikimedia Commons.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

Regra de três
Listamos os três erros mais comuns em regra de três.

Fígado
Você conhece todas as funções desse órgão no organismo?