Teoria da relatividade restrita

A teoria da relatividade restrita é dedicada a medir quando, onde e a distância em que os eventos ocorrem. O termo restrita indica que é válida para referenciais inerciais.

Por Mariane Mendes Teixeira
Albert Einstein: O criador da Teoria da relatividade*
Albert Einstein: O criador da Teoria da relatividade*
PUBLICIDADE

O termo relatividade é usado para designar o campo de estudo dedicado a medir quando, onde e a qual distância os eventos ocorrem. Os estudos da relatividade também estão ligados a valores medidos em dois referenciais que se movem um em relação ao outro. Quando se fala em relatividade restrita, significa que a teoria se aplica apenas a referenciais inerciais, que são aqueles em que a Primeira Lei de Newton é válida.

Os principais postulados da teoria da relatividade foram publicados por Einstein em 1905, em um artigo chamado “Sobre eletrodinâmica dos corpos em movimento”. Eles são os seguintes:

1º postulado ou princípio da relatividade: “As leis da física são as mesmas para todos os observadores em quaisquer sistemas de referenciais”. De acordo com esse postulado, independente do referencial adotado, as leis da física terão a mesma forma.

2º postulado ou princípio de constância da velocidade da luz: “A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor para todos os observadores, independente do seu movimento ou do movimento de sua fonte.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Imagine a situação: Você está em uma estrada dirigindo a uma velocidade de 100 km/h, quando, na pista contrária, passa por você outro carro com velocidade igual a 80 km/h. A velocidade de um automóvel em relação ao outro, nesse caso, é 180Km/h, que é a soma das duas velocidades. Isso não acontece com a luz. Se dois feixes de luz cruzam-se em sentido contrário, sendo que cada um viaja a uma velocidade de c = 3.108 m/s, a velocidade relativa é 3.108 m/s.

Os postulados de Einstein não foram provados por ele, mas várias comprovações experimentais foram obtidas desde então. A teoria da relatividade tem sido utilizada por vários físicos em diferentes pesquisas. Um exemplo é o caso dos aceleradores de partículas que foram construídos seguindo os preceitos dessa teoria.

*Créditos da Imagem: 360b / Shutterstock

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Polissemia
Entenda aqui o que é esse fenômeno linguístico.

..................................................

Tênia do peixe
Você já ouviu falar nesse problema de saúde?

..................................................