Alunos Online


Terceira Lei de Newton

A terceira lei de Newton também é conhecida como princípio da ação e reação. Newton enunciou que para toda ação há uma reação igual ouas ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas para partes contrárias.

Então podemos dizer que se um corpo A exerce sobre um corpo B uma força FAB, então o corpo B também exerce sobre o corpo A uma força FBA, de modo que essas duas forças têm o mesmo módulo, a mesma direção e sentidos opostos, isto é:

A seguir, temos a ilustração dessa lei para o caso em que os corpos se atraem.

Forças de atração entre corpos
Forças de atração entre corpos

Portanto, de acordo com Newton, as forças aparecem sempre aos pares, e são interações entre corpos. Newton chamou essas forças, que compõem o par, de ação e reação. Por isso a terceira lei é conhecida pelo nome de Lei da Ação e Reação. Porém, qualquer uma das forças que compõem o par pode ser chamada de ação ou reação, pois, no entender de Newton, essas forças aparecem simultaneamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante lembrar que:

- as forças de ação e reação agem sobre corpos distintos e, portanto, não se cancelam.
- o fato de a ação e a reação terem o mesmo módulo não significa que elas terão o mesmo efeito, isto é, não significa que necessariamente produzirão a mesma aceleração, pois a aceleração de cada corpo vai depender de sua massa.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Brincadeira envolvendo a terceira lei de Newton

Brincadeira envolvendo a terceira lei de Newton

Por: Domiciano Correa Marques da Silva