Folclore

Folclore são manifestações populares que especificam a cultura e a identidade de um povo.

Por Sílvia Trancredi
Saci-Pererê e Curupira são personagens do folclore brasileiro
PUBLICIDADE

O antiquário inglês William John Thoms (1803 – 1885) criou o termo folclore por meio da junção das palavras inglesas folk (povo) e lore (sabedoria); sendo assim, folclore significa, literalmente, sabedoria popular. Luís da Câmara Cascudo, principal estudioso do folclore brasileiro, definiu folclore como cultura popular.

Considera-se como folclore, então, as manifestações populares que especificam a cultura e a identidade de um povo, sejam em qualquer região do mundo. A religião e as festas populares, como o Carnaval, também podem estar ligadas a essa sabedoria popular.

Vale destacar que folclore também abrange linguagem, música, dança, usos e costumes, crendices, artesanato, brinquedos, festas e literatura.

Em diversos países, incluindo o Brasil, o Dia do Folclore é celebrado em 22 de agosto, pois nessa mesma data, em 1846, o termo folclore foi usado pela primeira vez por William Thoms. A data foi oficializada no Brasil em 1965, por meio de um Decreto.

Folclore brasileiro

No Brasil, há lendas e ritos mais famosos, os quais são conhecidos pela maioria da população. Algumas dessas lendas são oriundas de narrativas mitológicas dos povos europeus. Confira as principais lendas do folclore brasileiro:

Saci-Pererê: essa lenda teve origem nas tribos indígenas da região sul do Brasil. É retratada pela figura de um menino com gorro vermelho, com apenas uma perna e com um cachimbo na boca. O Saci-Pererê é lembrado por ser travesso e por esconder objetos e queimar coisas.

Curupira: tem origem no tupi-guarani e significa corpo de menino, uma vez que “curu” é uma derivação de curumim, que significa menino, e “pira”, corpo. Conforme a lenda, o Curupira vive nas florestas e é considerado protetor de flora e fauna contra os caçadores. Ele tem os pés virados para trás e os cabelos da cor do fogo.

Bumba meu boi: é uma dança que contém elementos das culturas europeia, africana e indígena. O Bumba meu boi surgiu na região Nordeste no final do século XVIII, como maneira de criticar a situação social pela qual passavam negros e índios.

O Bumba meu boi é uma das principais lendas do folclore brasileiro
O Bumba meu boi é uma das principais lendas do folclore brasileiro*

Mula sem cabeça: tem origem desconhecida e a figura é literalmente uma mula sem cabeça que solta fogo pelo pescoço. Pesquisadores explicam que a lenda fez parte da cultura da população que vivia sob o domínio da Igreja Católica.

Iara: conforme a lenda, ela é uma bela sereia que vive no rio Amazonas e costuma cantar melodias irresistíveis, atraindo homens. A lenda destaca ainda que Iara tem o poder de cegá-los e conduzi-los para o fundo do rio.

Lobisomem: a origem encontra-se na Mitologia Grega, mas é muito conhecida no Brasil. Segunda a lenda, uma mulher que teve sete filhas terá como oitavo filho um lobisomem. A criança será pálida e magra e tomará forma de lobo aos 13 anos.

*Crédito da Imagem: Andre Luiz Moreira / Shutterstock

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Regra de três
Listamos os três erros mais comuns em regra de três.

..................................................

Fígado
Você conhece todas as funções desse órgão no organismo?

..................................................